Você conhece os benefícios da batata doce? Sabe por que ela é importante para a nossa alimentação? Apesar de estar incluído no cardápio de quem é “fitness”, esse tubérculo deveria fazer parte do dia a dia de quem deseja ter mais saúde à mesa.

A batata doce é uma ótima fonte de carboidratos. Quem pratica atividades físicas, encontra no alimento um bom aliado, já que fornece energia para o corpo. Além disso, por ter um índice glicêmico baixo, o alimento pode ser consumido por quem tem diabetes, já que evita picos de glicemia. Também é ótimo para pessoas que desejam perder peso.

Muitas vezes, o problema de quem tem uma alimentação desregulada é que os alimentos escolhidos para o cardápio do dia a dia são digeridos rapidamente, é assim com os carboidratos simples.

Ingredientes como a batata doce trazem sensação de saciedade, o que acaba por fazer com que a pessoa coma a proporção correta, ou seja, sem exageros ou guloseimas a mais durante os intervalos das refeições. Lembre-se que uma alimentação equilibrada vale muito mais a pena, traz mais resultados, do que dietas restritivas, que podem contribuir para o efeito sanfona.

Como já foi dito, a batata doce é uma ótima fonte de energia. Consumir esse alimento é muito bom para quem precisa, ou deseja, ter mais disposição para a prática de exercícios físicos ou atividades simples do dia a dia. Um cardápio pobre em energia faz com que a pessoa fique fraca, com tontura e náuseas, isso em casos mais leves.

Aprenda em casa

Curtiu saber um pouco mais sobre esse alimento tão poderoso? Que tal aprender o passo a passo de 3 receitas incríveis com batata doce? O alimento pode ser servido em sopas, cremes, nhoques, panquecas, lasanhas, purês, ou seja, tudo o que você quiser, basta soltar a criatividade.

Nhoque de batata doce com ragu de costela

Ingredientes

Nhoque

140 g de batata doce

20 g de farinha de trigo

1 gema

10 g de manteiga

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Ragu

1 kg de costela bovina

Pimenta do reino a gosto

700 ml de molho de carne

Sal a gosto

150 g de cebola picada

150 g de cenoura picada

130 g de salsão picado

150 g de alho poró

100 ml de óleo de girassol

10 g de tomilho

2 dentes de alho picados

Finalização

15 g de cebola picada fina

Parmesão a gosto

30 g de tomate sem semente cortado em quadrados pequenos

Ciboulette a gosto

80 ml de molho de tomate

Modo de preparo

Nhoque

Coloque as batatas no forno sobre sal grosso a 180° C. Deixe que fiquem macias. Em seguida, passe as batatas no passa purê, você também pode espremê-las. Reserve as batatas. Misture a farinha, o sal, o ovo, a manteiga e o purê de batata. Corte e pré cozinhe em água fervente. Deixe os nhoques na água até que subam para a superfície. Reserve os nhoques.

Ragu

Tempere com a costela com sal e pimenta e sele em fogo alto com um pouco de óleo. Feito isso, caramelize a guarnição aromática (alho poró, salsão, cebola, cenoura). Junte tudo e cubra com o caldo de carne e a água. Acrescente a salsinha, o louro, o tomilho e o alho. Deixe cozinhar em fogo baixo por, aproximadamente, 8 horas. Retire, coe e desvie a carne. Reduza o caldo.

Finalização

Feitas as partes anteriores, aqueça o nhoque em água fervente. Refresque o ragu com cebola, molho de tomate e tomate. Por último, acrescente o ciboulette. Sirva o nhoque com queijo parmesão por cima.

batata doce

Húmus de batata doce

Ingredientes

260 g de grão de bico cozido

185 g de batata doce laranja assada (sem a pele)

30 ml de suco de limão

1 dente de alho

40 g de tahini 

80 ml de azeite

Cominho em pó  gosto

Sal a gosto

Para servir

1 colher de sopa de salsa picada

Azeite e pimenta-de-caiena a gosto

Coloque a batata doce cortada em pedaços, o grão de bico, o tahini, o suco de limão, o azeite, o alho, os cominhos e o sal em um processador (ou liquidificador, caso não tenha o processador). Triture até obter uma pasta uniforme. Verifique os temperos e, se necessário, acrescente mais. Coloque o húmus em um prato. Regue o humus com azeite e polvilhe pimenta caiena e salsa. Sirva.

Sopa de batata doce e abóbora com baunilha

Ingredientes

1 colher  de sopa de azeite

2 alhos fatiados

2 dentes alho francês picados finamente

4 batatas-doce descascadas e em cubos

750 g abóbora descascada, sem sementes e em cubos

900 ml caldo de galinha

1 vagem de baunilha cortada ao meio com as sementes raspadas

1 colher de café

Sal a gosto

Modo de preparo

Aqueça o azeite com o alho e alho francês. Deixe cozinhar em fogo baixo por, aproximadamente 2 minutos. Junte a batata doce e a abóbora. Mexa bem o preparado. Acrescente o caldo de galinha, tape e deixe levantar fervura. Adicione as sementes de baunilha. Cozinhe em fogo baixo por, aproximadamente, de 15 a 20 minutos. Tempere a sopa.

Fonte das receitas: Receitaria

Anotou todas as receitas? Aprenda muito mais com os nossos cursos online de alimentação saudável. Neles você tem a oportunidade de aprender o passo a passo de pratos deliciosos e super nutritivos.