Com o acesso à internet, fica muito mais fácil encontrar alternativas para mudar o cardápio da semana. E o mais legal é que pessoas que têm algum tipo de intolerância alimentar, como a do glúten, podem variar os pratos com ingredientes baratos e fáceis de encontrar. Apaixonados por massas, por exemplo, podem preparar inúmeras receitas salgadas sem glúten com alimentos como polvilho, batata e grão de bico.

Quer inovar o cardápio? Confira, a seguir, 2 receitas salgadas sem glúten, ótimas para o almoço em família ou aquela confraternização entre amigos.

Receitas salgadas sem glúten – passo a passo

Quiche de palmito com massa de batata doce e linhaça

Ingredientes

Massa

1 xícara de farinha de arroz    

1 xícara de linhaça

1 colher de sopa de polvilho doce

1 colher de chá de goma xantana

1 colher de chá de sal

10 gramas de fermento biológico seco

1 batata doce média, cozida e amassada

1 xícara de água morna

3 colheres de sopa de azeite

Modo de preparo

Massa

Coloque todos os ingredientes em uma vasilha e misture-os. Em seguida, acrescente a batata e o azeite. Por último, acrescente a água, aos poucos, e mexa bem. Unte uma forma removível e transfira a massa. Feito isso, espalhe a massa com uma colher ou garfo. Em seguida, acrescente o recheio de sua preferência.

Ingredientes

Recheio

2 vidros de palmito em conserva

1/4 xícara de azeitonas picadas

1 cebola grande picada

2 dentes de alho picados (opcional)

 2 colheres de sopa de óleo vegetal

1 colher de sopa de fécula de mandioca, amido de milho ou araruta (opcional)

2 colheres de chá de orégano

Tomates cereja a gosto

Modo de preparo

Recheio

Em uma frigideira, ou panela grande, refogue a cebola no óleo até que fique translúcida. Em seguida, acrescente os dentes de alho e deixe refogar por, aproximadamente, um minuto. Adicione o palmito picado, o orégano e as azeitonas. Misture tudo. Dilua a fécula de mandioca com duas colheres de sopa de água. Adicione na cobertura e mexa sem parar. O ideal é a mistura ficar cremosa. Desligue o fogo e transfira a cobertura para a torta. Espalhe sobre a massa e finalize colocando os tomates, cortados ao meio, por cima. Leve ao forno por, aproximadamente, 20 minutos a 200° C, ou até as bordas da massa ficarem douradas e os tomates murcharem.

receitas salgadas sem glúten

Empadão de frango com massa de grão de bico

Ingredientes

Massa

300 g de grão de bico cozido

2 colheres de sopa de azeite

Caldo do cozimento do frango

Sal a gosto

Modo de preparo

Massa

Coloque o grão de bico cozido no processador, caso não tenha pode usar o liquidificador. Acrescente o azeite e ½ xícara do caldo do cozimento do frango. Bata até obter uma massa compacta e homogênea. Se necessário, vá acrescentando o caldo do cozimento do frango, aos poucos, para não perder o ponto. O ideal é que se forme uma massa uniforme, com o ponto parecido com o das massas tradicionais dos empadões.

Ingredientes

Recheio

500 g de peito de frango desossado

1 cebola grande picadinha

4 dentes de alho picados e amassados

1 tomate picado sem pele

1 cenoura grande ralada

1 colher de sopa de erva de provence

4 colheres sopa de cheiro verde picado

1 xícara de chá de milho verde

½ xícara de molho de tomate

1 colher de sopa cheia de farinha de arroz

10 Azeitonas picadas

1 xícara do caldo do cozimento do frango

Sal a gosto

Azeite

Modo de preparo

Recheio

Em uma panela, aqueça um pouco de azeite e refogue meia cebola média, picadinha, junto com 3 dentes de alho. Coloque os peitos de frango na panela e doure. Em seguida, acrescente 1 colher de sopa de mostarda, erva de provence, 1 folha de louro, 1 ramo de tomilho, ½ xícara de molho de tomate, sal e água quente até cobrir todo o frango. Mexa tudo e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos. Depois de pronto, coloque o frango em uma vasilha e deixe esfriar para desfiá-lo. Reserve também o caldo do cozimento do frango.

Em uma panela, aqueça o azeite e acrescente 1 cebola média, picadinha, juntamente com 4 dentes de alho picados. Quando a cebola começa a ficar transparente, adicione o frango desfiado ao refogado, o molho de tomate, as azeitonas picadas, o tomate picadinho, a cenoura em cubinho, o milho verde e refogue mais um pouco. Em seguida, pegue 1 xícara do caldo do cozimento do frango e dissolva a farinha de arroz. Despeje sobre o refogado e mexa tudo, com o auxílio de uma colher de pau, até obter um recheio cremoso e encorpado. Por último, com o fogo desligado, acrescente o cheiro verde picadinho e, se necessário, corrija o sal e mexa tudo. Somente utilize o recheio depois que ele estiver totalmente frio.

Montagem

Unte e enfarinhe uma forma de fundo falso de 20 cm de diâmetro. Disponha a massa no fundo e nas laterais usando os dedos para acomodá-la. Tenha cuidado para não deixar uma espessura grossa de massa. Reserve pelo menos 1/3 da massa para cobrir o empadão. Em seguida, acrescente o recheio frio.

Faça uma bola com o restante da massa e coloque-a entre 2 pedaços de papel filme e abra com o auxílio de um rolo, em um formato circular até alcançar o tamanho ideal para cobrir o empadão. Coloque esse círculo, com cuidado, por cima do recheio e pincele uma gema de ovo. Leve ao forno preaquecido a 180°C por, aproximadamente, 30-35 minutos, ou até o empadão ficar dourado.

Anotou as receitas? Que tal aprender muito mais no curso online Massas frescas sem glúten? Nas aulas, a chef Renata Monteiro ensina o passo a passo de receitas deliciosas de inúmeros tipo de massas, desde a massa básica até o prato final. Vai perder?