A correria do dia a dia faz com que muitas pessoas acabem por comer na rua. Na falta de um restaurante com boa comida, optam por produtos rápidos que supram sua fome rapidamente. Porém nem sempre há uma preocupação com o valor nutricional dos alimentos e, na maioria das vezes, a primeira escolha que vem à mente é o junk food.

Hambúrguer, pastel, coxinha e batata frita estão entre os principais alimentos consumidos. Grandes redes alimentícias ganham às custas da má alimentação de seus clientes. A falta de nutrientes e o alto valor calórico é tanto que, se ingeridos em excesso, fazem mal ao organismo e podem ocasionar inúmeros problemas a saúde.

Os molhos prontos, como o ketchup, são ricos em sódio. Por mais que os efeitos nocivos do produto não estejam claros, o seu consumo excessivo pode acarretar problemas, principalmente para que tem pressão alta. Por isso, ao invés dos industrializados, prefira os caseiros, como aqueles preparados com tomate. O pão feito em casa também é uma ótima opção para quem deseja se render a essas delícias, sem ter a preocupação com as más substâncias encontradas nos demais alimentos. A escolha da carne também é muito importante. É aconselhável ingerir as que não têm muita gordura.

Já para quem está em processo de mudança de hábito alimentar, seja para o vegetarianismo ou veganismo, também pode acabar se entregando aos pratos que o junk food oferece. Existem diversas receitas de hambúrgueres sem ingredientes de origem animal e, além disso, feitos com produtos orgânicos e ricos em nutrientes. Os acompanhamentos, indispensáveis na hora da refeição, podem ser saudáveis e incrivelmente deliciosos. Sim, ao contrário do que muitos pensam, é possível fazer uma versão mais saudável do junk food.

Pensando nisso, o blog do NAMU Cursos traz duas receitas de acompanhamentos que podem fazer parte de seu cardápio de lanches. Confira:

Banana chips

Ingredientes

  • Banana da terra
  • Óleo de coco ou azeite
  • Sal

Preparo

Após descascar as bananas, corte-as da maneira que desejar, seja comprida ou em rodelas. Em seguida, unte a forma com o óleo de coco (ou azeite), coloque os pedaços da banana na forma e pincele o óleo escolhido por cima. Após esse processo, tempere com o sal a gosto e leve ao forno preaquecido a 180 º por 15 minutos ou até ficarem crocantes.

Maionese de abacate

Ingredientes

  • 1 abacate maduro médio levemente amassado
  • 1/2 xícara (de chá) de salsinha picada
  • 2 colheres (de sopa) de mostarda
  • 2 colheres (de sopa) de suco de limão
  • Sal a gosto
  • 1 dente de alho sem o miolo (opcional)
  • Aproximadamente 1/2 xícara (de chá) de azeite de oliva

Preparo

Em um liquidificador, coloque o abacate, a salsinha, a mostarda, o suco de limão, tempere com sal a gosto e se gostar acrescente um dente de alho sem o miolo. Bata e adicione cerca de ½ xícara de azeite aos poucos até obter uma textura de maionese. Caso necessário, auxilie com a colher. Se quiser, adicione mais temperos de sua preferência. (Presunto Vegetariano)

Gostou das receitas? Pois o NANU Cursos oferece um curso completo de hambúrguer caseiro, com opções saudáveis para todos os paladares. No curso, além de aprender como preparar deliciosos hambúrgueres com carne, vegetarianos e veganos, você também aprenderá como preparar pães caseiros, assim como molhos e acompanhamentos para seus lanches.

Foto: jlastras / Flickr