Paixão nacional, a pizza é um prato que certamente não pode faltar na mesa do brasileiro, principalmente na região Sudeste. De origem italiana, a delícia conta com uma legião de fãs que, inclusive, contribuíram para tornar o Brasil o segundo país do mundo a consumir mais pizza, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. E não para por aí, você sabia que existe um dia específico para comemorar a receita? Sim, 10 de julho é o Dia da pizza.

Pizza é bom de qualquer jeito: feita na hora ou geladinha no café da manhã. Com as inúmeras opções de recheio, você pode montar a receita com carne, frango, peixe, queijo, ovo e até mesmo com legumes e verduras, como o caso do brócolis, o que é ótimo para pessoas vegetarianas ou veganas, que não consomem ingredientes de origem animal.

O que poucos sabem, é que é não é preciso gastar muito tempo e nem dinheiro para preparar uma deliciosa pizza em casa. Também é possível realizar alternativas sem o uso de leite e derivados. Curioso? Aprenda, a seguir, duas receitas de pizzas veganas.

Massa

Ingredientes

180 ml de água morna

1 sachê de 10 g de fermento biológico seco

2 e ½ xícaras de chá de farinha de trigo

4 colheres de sopa de azeite

Sal a gosto

Modo de preparo

Despeje a farinha em uma vasilha com o fermento biológico e misture. Em seguida, adicione o azeite, o sal e coloque, aos poucos, a água morna. Sove a massa até que fique homogênea. Caso sinta necessidade, acrescente mais farinha.

Deixe a massa descansando com um pano por cima por 30 minutos, ou mais, dependendo do tempo ambiente, e deixe dobrar de tamanho.

Quando dobrar, abra a massa com um rolo e faça um disco. Em seguida, coloque-a em uma assadeira untada e reserve-a.

Recheios

Nas pizzas convencionais é normal utilizar queijo na maioria das preparações. Porém, como o veganismo não utiliza ingredientes de origem animal, você pode optar por queijos vegetais, como o de castanha de caju. Lembre-se também de sempre escolher temperos naturais.

Portuguesa

500 g de tofu

1 xícara de molho de tomate

1 lata de ervilha

1 lata de milho

1 cebola cortada em rodelas

½ pimentão cortado em tiras

Orégano e manjericão a gosto

Azeite

Modo de preparo

Bata o tofu no liquidificador com um pouco de azeite e manjericão, coloque o sal e reserve. Pegue a massa e cubra-a com a polpa de tomate e um pouco de azeite. Adicione o tofu por toda a massa. Coloque a ervilha e o milho. Em seguida, adicione o pimentão, o tomate e a cebola. Salpique o orégano e regue com azeite. Asse a massa até dourar.

Brócolis, palmito e azeitona

½  xícara de molho de tomate

1 tomate

1 cebola

1 xícara de brócolis picado

1 xícara de palmito picado

1 caldo de legumes (de preferência caseiro)

1 colher de sopa de azeite de oliva

Azeitonas a gosto

Sal, alho, orégano, pimenta-calabresa e azeite de oliva a gosto

Creme de leite de soja

Modo de preparo

Refogue meia cebola picada e o alho em uma panela (2 minutos). Em seguida, acrescente o caldo de legumes, o brócolis e o palmito e refogue bem. Espalhe o molho de tomate sobre a massa e todos os ingredientes restantes, inclusive o refogado. Feito isso, decore a pizza com o creme de leite de soja.

Viu como é fácil fazer sua própria pizza? Basta ter vontade e usar a sua criatividade. Agora, se você tem algum tipo de restrição alimentar, como a do glúten, ou simplesmente está em uma dieta sem carboidratos, separamos misturas de farinhas que podem ser usadas em pizzas, pães, tortas e fogaccias.

Mistura de farinha

– 1 xícara de chá de farinha de sorgo

–  1 xícara de chá de farinha de painço

–  1 1⁄2 xícaras de chá de farinha de arroz branca

–  1 1⁄2 xícaras de chá de fécula de batata

–  2 colheres de sopa de goma xantana

Mistura de farinha (Lowcarb – Para dietas com baixo carboidrato)

–  1 xícara de chá de farinha de sorgo

–  1 xícara de chá de farinha de teff

–  1 1⁄2 xícara de chá de farinha de painço

–  1 1⁄2 xícaras de chá de polvilho doce

–  1 colher de sopa de goma guar

–  1 colher de sopa de goma xantana

Curtiu as receitas? Esperamos que o seu dia da pizza seja recheado de delícias!

Se quer aprender mais receitas, conheça o curso Pães, bolos e tortas sem glúten e sem lactose da chef Gabi Rabelo. Contamos com você!

Fonte das receitas: Namu Cursos, Cantinho vegetariano, Presunto vegetariano