A pizza é um dos pratos mais consumidos no Brasil, e não é para menos, já que a delícia conta com opções para todos os gostos. Carne, queijo, frango, vegetarianas, veganas, alternativas não faltam. E para quem tem intolerância alimentar, vai uma boa notícia: é possível fazer massas de pizza sem glúten em casa.

Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso parar de comer tudo o que gosta por causa dessa proteína. Hoje em dia, o mercado de produtos sem glúten está em constante crescimento, o que abre o leque de oportunidades para novos produtos.

O acesso à tecnologia também tem contribuído para a expansão de receitas. Você pode criar inúmeras massas de pizza sem glúten com ingredientes simples e nutritivos.

O que é glúten

Muito se fala sobre os malefícios da ingestão de glúten em pessoas intolerantes, mas poucos sabem o que realmente é. O glúten é uma proteína encontrada em grãos como centeio, cevada e trigo. Ele é insolúvel em água e deixa uma consistência elástica nas preparações. É por conta dessa elasticidade que é tão requerido na confecção de massas (pizza, macarrão, nhoque, pão, ravioli etc).

Pessoas com intolerância a essa proteína (ou com a chamada doença celíaca), devem estar atentas a ingestão de alimentos com o glúten. Dor abdominal, diarreia, distensão abdominal, cansaço e anemia estão entre alguns dos sintomas e consequências causados pela ingestão da substância.

Como substituir

É fácil substituir a farinha de trigo por outros ingredientes sem glúten. Farinhas de milho e arroz, por exemplo, são bons pedidos. Também é possível utilizar alimentos naturais, como a batata, para a produção de massas de pizza sem glúten. Quer saber mais? Confira, a seguir, 4 receitas.

massa de pizza sem glúten

Receitas de massas sem glúten

Massa de pizza sem glúten com farinha de arroz

Ingredientes

1 ½ xícara de chá de polvilho doce

1 ½ xícara de chá de farinha de arroz

2 colheres de chá de açúcar

1 colher de chá de sal

1 envelope de fermento biológico seco

2 ovos

½ xícara de chá de azeite extravirgem

Modo de preparo

Misture o polvilho doce, a farinha de arroz, o sal e o açúcar em uma vasilha. Em seguida, adicione o fermento e meia xícara de água morna. Junte os ovos, precisam estar ligeiramente batidos, e o azeite extravirgem. Misture bem com a ajuda de uma colher.

Feito isso, misture com as mãos o preparado para que os ingredientes sejam bem incorporados. Abra a massa com as mãos em uma assadeira untada com azeite. Deixe descansar por 30 minutos.

Passo o período estipulado, leve para pré-assar em forno médio-alto por 10 minutos. Em seguida, coloque o recheio que mais desejar e volte a colocar a pizza no forno para aquecer. Sirva.

Massa de pizza sem glúten de couve-flor

Ingredientes

2 xícaras de couve-flor

½ xícara de muçarela ralada

1 ovo

½ xícara de ricota

½ colher de chá de noz moscada

1 dente de alho amassado

Modo de preparo

Você só deve usar as flores da couve-flor nesta receita. Corte as flores da couve-flor até obter uma farofa. Feito isso, leve ao micro-ondas em uma tigela coberta com filme plástico. Importante: faça furos no plástico com o garfo antes de levar ao micro-ondas. Feito isso, deixe cozinhar por, aproximadamente, 8 minutos. A farofa feita deve ter uma consistência macia, mas não escura. Deixe esfriar.

Assim que esfriar, misture os demais ingredientes e junte com a couve-flor. Coloque a massa em uma assadeira, de preferência de silicone. Cubra toda a superfície com essa massa. Leve para assar em forno médio por 15 minutos, ou até dourar. Adicione o recheio da sua preferência e asse por mais 10 minutos. Sirva.

massa de pizza sem glúten

Massa de pizza sem glúten de batata

Ingredientes

2 xícaras de leite (temperatura ambiente)

½ xícara de chá de fécula de batata

1 colher de sopa de fermento em pó biológico

1 xícara de amido de milho

1 colher de sopa de margarina

Modo de preparo

Adicione a fécula de batata, o amido de milho, a margarina e o fermento em um recipiente. Vá batendo aos poucos, até que a massa incorpore. Feito isso, vá adicionando, aos poucos, o leite e amasse o preparado até formar uma massa grossa.

Em seguida, estique a massa com um rolo. Não há medida certa, estique a massa na espessura que desejar. Feito isso, disponha a massa em uma forma redonda, preferencialmente de silicone. Você pode pré-aquecer a massa e depois adicionar o recheio. Também pode colocar o recheio e assar a massa por 20 minutos.

Pizza sem glúten

Ingredientes

8 tomates cerejas

½ alho-poró

1 xícara de parmesão

½ colher de chá de sal

10 folhas de manjericão

½ colher de chá de orégano

1 xícara de goma de tapioca

Modo de preparo

Peneire a goma de tapioca em uma frigideira, distribua a massa uniformemente. Em seguida, salpique o sal. Fatie os tomates cereja em tiras, assim como o alho-poró e as azeitonas em rodelas. Em seguida, leve a massa da tapioca para a frigideira, ao fogo baixo. Espere a massa da tapioca aglutinar. Vire a massa. Coloque o queijo sobre a massa e espere derreter um pouco. Feito isso, adicione o alho-poró, as azeitonas, os tomates, o orégano e o manjericão. Retire da frigideira e finalize com azeite. Sirva.

Fonte das receitas: Néstle, Mundo Boa Forma, Portal Namu

Gostou das receitas? Então fique de olho no novo curso do Namu. Massas frescas sem glúten foi feito pela chef Renata Monteiro em parceria com o Namu para satisfazer o paladar de todas as pessoas que querem evitar o consumo da proteína e inovar no cardápio. Não perca!