A alimentação equilibrada está em pauta. Inúmeros meios de comunicação relatam os benefícios que esse tipo de gastronomia pode proporcionar ao organismo. Não é para menos, já que se alimentar bem é primordial para manter a qualidade de vida de qualquer pessoa.

E para quem é adepto da prática de atividades físicas, não é novidade que manter o cardápio equilibrado é a peça chave para complementar os treinos. As vantagens adquiridas pela alimentação saudável para atletas, também conhecida como alimentação fitness, são inúmeros, como ajudar a ter mais disposição, fortalecer o sistema imunológico, aumentar a massa magra, perder peso e muito mais.

O que comer?

Muitos se perguntam o que podem comer e o que devem parar de consumir para garantir os resultados desejados. Ao contrário do senso comum, montar um menu nutritivo e delicioso é fácil, basta optar pelos alimentos certos, por isso, pesquise antes de comprar. Simples ingredientes do nosso dia a dia, por exemplo, possuem propriedades que nem imagina. Confira alguns deles:

Ovo: é um alimento muito utilizado em receitas fit. Suas propriedades são diversas, entre elas: auxiliar na formação de tecido muscular e manter as células saudáveis, além de ter ação antioxidante, importante na prevenção de doenças crônicas e degenerativas.

Batata: a batata, assim como outros tubérculos, é um alimento importante na alimentação fitness. O consumo constante desse ingrediente ajuda a manter as funções do cérebro, assim como do sistema nervoso.

Rúcula: além de saborosa, essa verdura contém importantes vitaminas e minerais, ótimos para a manutenção do organismo, como ferro, potássio, manganês e cálcio.

Abacate: essa deliciosa fruta é rica em vitaminas do complexo B, vitamina A, C, E e K. Também conta com magnésio, potássio, ferro, fósforo, fibras, gorduras boas e poucos carboidratos.

Carne de frango: quem não é vegetariano ou vegano pode acrescentar a carne de frango no cardápio fitness. O alimento é mais leve, se comparado a carne vermelha, tem vitaminas, minerais e pode ser preparado em pratos principais ou saladas.

Agora que já sabe de todos esses benefícios, que tal aprender receitas fit para o dia a dia? Neste post, ensinamos pratos simples, nutritivos e que vão dar água na boca. Vamos lá?

Salada da vitalidade

Ingredientes

– folhas de mini rúcula a gosto

– 4 tomates cereja

– ½ talo de aipo picado

– ½ abobrinha

– 3 rabanetes cortados ao meio

– 12g de semente de girassol (pode ser gergelim ou semente de abóbora)

– 60 g de abóbora ralada

Modo de preparo

Faça uma cama com a rúcula. Em seguida, misture os demais ingredientes e coloque em cima da rúcula. Sirva.

Espaguete de abobrinha ao pesto de rúcula

Ingredientes

– 1 abobrinha grande

– 1 cebola pequena

– 120g de rúcula

– 60 ml de azeite

– 1 punhado de nozes

– 1 dente de alho

Modo de preparo

Rale ou corte a abobrinha para que fique em formato de espaguete e refogue rapidamente com cebola. Reserve. Em um liquidificador, bata o restante dos ingredientes para o pesto. Acrescente o molho em cima do espaguete. Sirva.

Carne desfiada acompanhada de abóbora rústica

Ingredientes

– 500g de lagarto

– 200g de cebola

– 200g de talos de brócolis e salsão

– 200g de abóbora cabotchan

– 50g de castanhas do Pará picada

– 2 folhas de louro

– 2 dentes de alho

– azeite a gosto

Modo de preparo

Coloque a carne junto com o louro e o sal em uma panela de pressão e deixe cozinhar por 45 minutos. Ao mesmo tempo, coloque a abóbora para assar com o alho, o sal e o azeite por um minuto em forno alto.
Pique os talos em pedaços pequenos, refogue com o restante da cebola e misture com a carne já desfiada. Retire a abóbora do forno e sirva com a carne.

Sobrecoxa ao molho de laranja

Ingredientes

– 2 sobrecoxas desossadas

– 1 limão

– 1 dente de alho

– sal marinho a gosto

– suco de 3 laranjas

– 5g de alecrim em pó moído

– 30 ml de azeite

– 15g de amido de milho

– 30 ml de vinagre

– 30 ml de mel

Modo de preparo

Tempere o frango com o limão, alho, alecrim e sal. Em seguida, asse em forno médio por 40 minutos. Esprema as laranjas e leve o suco ao forno com amido e mel até que fique com uma consistência de creme. Acrescente o azeite e o vinagre. Cubra o frango com o molho e sirva.

Fonte das receitas: Namu Cursos

Curtiu essas receitas? Confira mais no curso Cardápio para atletas e praticantes de atividade física. Nas aulas, a chef Luciana Rocha dá dicas nutricionais e ensina cardápios equilibrados para a perda de peso, ganho de massa magra e estimulante. Não perca mais tempo!