Já parou para pensar que nem tudo o que você dá para seu cachorro faz bem? Um pedacinho de chocolate, um poco daquele mousse e até um pão com recheio podem trazer sérias consequências para o organismo do seu amigo. Isso sem contar com a ração industrializada. Não há dúvidas que a maioria desse tipo de alimento processado contém substâncias tóxicas.

A melhor opção

Para quem deseja proporcionar um cardápio mais leve e nutritivo para o animal de estimação, a alimentação natural é uma boa alternativa. Ao optar por cardápios naturais, você ajudará a prevenir problemas sérios no seu pet, como cálculos renais e câncer.

Esqueça os petiscos industrializados, alimentos naturais têm as propriedades certas para manter o organismo do seu cachorro saudável. Por exemplo, é possível utilizar legumes, frutas, verduras, carnes, preferencialmente cozidas, e diversos outros ingredientes no preparo de pratos principais e lanchinhos caninos. Pode até parecer trabalhoso, mas você verá que em longo prazo a saúde do seu animal estará em bom estado.

Benefícios da alimentação natural canina

Antes de tudo, é de extrema importância lembrar que em hipótese alguma deve substituir a alimentação recomendada pelo veterinário. Por isso, antes de realizar a transição, procure ajuda profissional e faça os exames sugeridos.

Muitos animais têm alergia a determinados alimentos. Por exemplo, é comum cachorros terem reações alérgicas a peixe, assim como a outros tipos de carne. Episódios de diabetes também são comuns. Caso não saiba se o seu pet tem alguma desses problemas, é primordial o aval do veterinário.

Agora que já sabe o primeiro a se fazer, confira alguns benefícios que a alimentação natural pode proporcionar para o seu cãozinho:

– aumento da expectativa de vida

aumento de energia

– diminuição da queda de pelo

– ajuda no combate de alergia alimentar

– diminuição do odor das fezes

– melhora do sistema imunológico

Se quer experimentar a alimentação natural para o seu cachorro e não sabe como começar, separamos três receitas de petiscos práticos e saudáveis para você preparar em casa. Seu amiguinho vai amar. Confira!

Petisco de sardinha

Ingredientes

– 500g de filé de sardinha

– 2 e ½ xícaras de farinha de trigo integral ou farinha de aveia

– 1 ovo

– forminhas para biscoito

*Rendimento 2 formas médias

Modo de preparo

Aqueça o forno até a temperatura de 180°C. Em seguida, triture o filé de sardinha sem a nadadeira no processador. Misture a sardinha, a farinha e o ovo em uma tigela e mexa até formar uma massa homogênea. Estique a massa com um rolo em uma superfície lisa e bem limpa, até que fique com 1cm de altura.

Corte os biscoitos com as forminhas que desejar e desgrude da superfície com uma espátula. Cuidado para não quebrar. Coloque na assadeira e leve ao forno pré-aquecido por 15 minutos de um lado, vire e deixe mais 15 minutos o outro lado. Retire do forno e deixe esfriar.

Petisco de banana

Ingredientes

– 2 bananas grandes

– 1 e ½ xícara de farinha de trigo integral ou farinha de aveia

– 1 ovo

– 1 colher de sopa de mel

– 1 xícara de farelo de aveia

*Rendimento 2 formas médias

Modo de preparo

Aqueça o forno até a temperatura de 180°C. Amasse a banana com um garfo e misture os demais ingredientes até formar uma massa homogênea. Estique a massa com um rolo em uma superfície lisa e bem limpa, até que fique com 1cm de altura.

Corte os biscoitos com as forminhas que desejar e desgrude da superfície com uma espátula. Cuidado para não quebrar. Coloque na assadeira e leve ao forno pré-aquecido por 15 minutos de um lado, vire e deixe mais 15 minutos o outro lado. Retire do forno e deixe esfriar.

Croquete de carne

Ingredientes

– 250g de carne moída

– 1 cenoura bem ralada

– ½ dente de alho

– alecrim

– 120g de pedacinhos de pão integral

– 1 ovo batido

– 1 colher de sopa de iogurte natural desnatado

*Rendimento 2 assadeiras médias

Modo de preparo

Tempere a carne com alho e alecrim. Reserve. Em seguida, rale a cenoura e reserve. Ligue o forno a 180°C e comece a misturar os ingredientes em uma vasilha. Misture até formar uma pasta homogênea.

Pegue a medida de uma colher de sopa e amasse a pasta em formato de croquete. Unte a forma com azeite de oliva e leve ao forno por mais ou menos 20 minutos ou até que fique dourado. Espere esfriar e sirva.

Curtiu essas receitas? Que tal aprender mais petiscos para o seu amiguinho? No curso Alimentação natural boa pra cachorro, a petchef Fernanda Lima ensina o passo a passo de cardápios completos e nutritivos. Não perca tempo!

Fonte das receitas: Namu Cursos

Foto: SNGPhotography / Pixabay / CC0 Creative Commons