Não é novidade que a alimentação é peça fundamental para a qualidade de vida. E manter um cardápio equilibrado é super importante para combater algumas doenças sérias, como a obesidade, o diabetes e o câncer. Alimentos naturais, como frutas e verduras, são fonte de nutrientes e garantem saúde e bem-estar a qualquer um que as ingerir.

De uma forma geral, o câncer pode ser definido como o crescimento desordenado das células. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, Inca, o câncer de próstata foi o que mais se desenvolveu na população masculina no Brasil em 2018. Já nas mulheres o de mama. Associada a um tratamento adequado e seguindo as orientações de um especialista, a alimentação pode auxiliar essas pessoas que desejam aliviar os sintomas do câncer, ou aquelas que desejam se prevenir.

E como bons hábitos alimentares trazem bons benefícios para o corpo, nada melhor do que montar um cardápio funcional e cheio de ingredientes saborosos.

Quer saber mais a respeito? Confira, a seguir, alguns alimentos que podem ajudar a combater o câncer.

Castanha-do-pará

Entre as inúmeras substâncias encontradas na castanha-do-pará, está o selênio. O mineral tem ação antioxidante e ajuda a prevenir os danos dos radicais livres, responsáveis por diversos problemas de saúde.

O consumo moderado da castanha-do-pará (selênio) ajuda a manter a boa produção dos hormônios da tireoide e a prevenir o câncer.

Alimentos vermelhos e roxos

Beterraba, repolho roxo, rabanete, berinjela, cereja, morango, mirtilo, ameixa, uva, açaí, framboesa. Anotou? Esses são alguns dos alimentos que contêm uma substância chamada antocianina.

Além da ação anti-inflamatória, a antocianina tem ação antioxidante, importante para a prevenção de diversos tumores. A ingestão desses alimentos, de preferência orgânicos, também combate o envelhecimento precoce das células.

alimentos que ajudam a combater o câncer

Alimentos vermelhos e laranjas

Presente em alimentos como cenoura, tomate, mamão, manga, goiaba, melancia, caqui e abóbora, o licopeno é outro aliado do combate ao câncer. A substância antioxidante ajuda a prevenir o câncer de próstata e outros problemas de saúde, como pressão arterial e doenças cardiovasculares.  

Cereais

Os cereais contêm fibras, e as fibras são ótimas para a prevenção do câncer. O consumo de alimentos com essas substâncias ajuda a diminuir o contato do corpo com alguns elementos tóxicos que podem causar o câncer. Isso acontece porque as fibras ajudam a manter o intestino regulado.

Você também pode encontrar bons níveis de fibras em alimentos como frutas, legumes e verduras.

Lembre-se de sempre optar por alimentos orgânicos, ou seja, que não tenham agrotóxicos em sua composição. Inclusive, uma boa alternativa para que deseja abolir substâncias tóxicas do cardápio, é fazer uma horta em casa.

Faça em casa

Gostou das informações? Que tal cuidar melhor da sua saúde? Reeducar a alimentação é mais fácil do que parece. Com algumas dicas você conseguirá montar um menu super nutritivo e cheio de delícias.

Nas aulas online do Namu Cursos, você tem a oportunidade de aprender receitas saudáveis e ainda conta com a orientação nutricional de profissionais renomados. Não perca mais tempo e mergulhe no mundo gastronômico sem sair da sua casa.