Você sabia que existem alimentos bons para o útero? Para cada área específica do corpo, há diversas substâncias que melhoram o seu funcionamento — como o ômega 3, que é encontrado em peixes e fortalece a saúde cardiovascular e cerebral.

O útero é um órgão vital no corpo da mulher, pois forma a base do sistema reprodutor feminino. Logo, consumir alimentos que fortaleçam essa parte do organismo é essencial para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida.

Despertamos a sua curiosidade? Então, continue a leitura e confira mais sobre o assunto. Descubra as 4 melhores opções de alimentos para a saúde do útero.

O impacto da alimentação na saúde

Sabemos a importância da alimentação e da prática regular de atividades físicas para a manutenção da saúde, certo? Ao menos, em tese. Na prática, muitas vezes ignoramos o quanto os alimentos são transformadores.

Com a correria do dia a dia, acaba sendo mais fácil consumir refeições prontas, lanches e produtos cheios de conservantes — o que, a longo prazo, pode ser bastante danoso. Pesquisas indicam que uma alimentação inadequada (repleta de gorduras e açúcares, mas pobre em frutas, legumes, verduras e grãos) é a segunda causa para o surgimento de câncer. A boa notícia é que isso pode ser prevenido.

alimentos para o útero

4 alimentos bons para o útero

No geral, muitos produtos podem beneficiar o útero, como peixes, frutas, chá-verde e aqueles ingredientes que contêm fibras. A seguir, veremos de forma mais específica como alguns alimentos podem ser poderosos para a saúde desse órgão.

1. Óleo de coco

Em primeiro lugar, o óleo de coco auxilia a diminuir a gordura corporal, além de ter ótima ação antifúngica (prevenindo a temível candidíase) e contribuir para a melhora do colesterol. Ele pode ser consumido com frutas ou substituir o óleo de cozinha.

2. Cranberry

Podendo ser encontrada em formato de suco ou cápsulas, essa frutinha vermelha tem um forte poder antioxidante e ajuda a prevenir infecções urinárias.

3. Alho

O alho também tem propriedades antifúngicas e antimicrobianas, ajudando a prevenir problemas como coceiras, queimação, odor, corrimentos vaginais e até infecções. E, por ser barato e bem versátil, você pode facilmente investir no seu consumo no dia a dia.

4. Linhaça

Esse grão é uma rica fonte de lignana, componente cuja ação está relacionada à prevenção de câncer de mama, de colo do útero e de próstata. Você pode consumi-la como um cereal, por cima de frutas — ou, se gosta de cozinhar, pode usá-la na hora de assar pães.

Enfim, são inúmeros os benefícios de manter uma dieta saudável. Entre outras vantagens de consumir os alimentos para o útero, destacam-se: diminuição e controle do peso, prevenção de doenças, aumento na disposição física e mental etc. Fique atenta, fatores como alimentação e questões emocionais podem influenciar até o surgimento de tumores. Então, que tal começar a mudar de vida agora mesmo?

Gostou do post? Agora, aproveite para nos seguir nas redes sociais e acompanhe os nossos próximos conteúdos! Estamos no Facebook, no YouTube, no Twitter e no Instagram. Também não deixe de conhecer nossos cursos online de gastronomia saudável, ótimos para quem procura mais qualidade de vida.