A alimentação natural para cães traz uma série de benefícios para o seu bichinho. E todos concordamos, nosso melhor amigo merece todo o cuidado do mundo, principalmente na hora de comer.

Os adeptos da alimentação saudável relatam uma grande melhora nos seus níveis de energia, bem-estar e na sua saúde em geral dos seus pets.

A alimentação natural é rica em nutrientes, não recebe nenhum tipo de aditivos químicos como corantes artificiais, conservantes ou aromatizantes, e também não é processado. Ou seja, permanece o mais próximo de sua origem possível.

Vale lembrar que a alimentação natural para cães não se resume a restos de comida, por mais saudável que a sua alimentação seja. Afinal, eles possuem necessidades nutricionais bem diferente do que as nossas.

É importante ressaltar ainda que alguns alimentos trazem bastante benéfico para nós, humanos, podem ser extremamente tóxicos para os pets, por isso, cautela é a palavra de ordem.

E atenção! A alimentação natural para cães não se resume em  frango com arroz e vegetais, ou muito menos uma dieta vegana ou vegetariana.

O que é alimentação natural para cães

A alimentação natural para cães, também conhecida pelos seus adeptos como AN, consiste em uma dieta balanceada que inclui proteínas, gorduras de boa qualidade, carboidratos, fibras, vitaminas, minerais e água.

E os benefícios da dieta natural para cães são: fezes firmes e com menos odor, menos gases, pelagem brilhante, maior resistência às doenças, melhor hidratação do organismo – isto é, menor necessidade de ingestão de água.

dicas sobre alimentação natural para cães

Alimentos mais utilizados no preparo da comida natural para cães

Proteínas

Os cães são carnívoros por natureza, por isso é importante incluir carnes em sua dieta, mas evite dá-las cruas. Você pode oferecer peixe, frango, carnes magras, porco, entre outras opções.

Carboidratos

Os cães precisam de carboidratos na alimentação, pois sintetizam os que necessitam a partir de aminoácidos, o que ajuda a melhorar o funcionamento do organismo em geral. Cenoura, beterraba, inhame, mandioca, arroz integral e chuchu são algumas opções.

Fibras

Alimento imprescindível para evitar problemas intestinais, as fibras devem estar sempre presentes na dieta canina. Inclua no cardápio do seu cão aveia, farelo e trigo, maçã e outros alimentos ricos em fibras.

Gorduras

As gorduras são fontes de energia e cumprem também outras funções importantes para o bom funcionamento do organismo. Óleo de coco, óleo de peixe e banha suína, usadas com moderação são benéficos para a saúde dos cães.

Alimentos que não devem fazer parte da dieta dos cães

Por serem potencialmente tóxicos ou de difícil digestão, alimentos como carambola, cebola, chocolate, leite, pão, salsicha, uva, café, macadâmia, abacate, alho, cafeína, açúcar, sal, entre outros devem ser evitados ao máximo.

Como deve ser o preparo dos alimentos para cães

Antes de introduzir a alimentação natural no cardápio do seu amigo, vale a pena consultar um veterinário especializado em nutrição canina para explicar quais são os alimentos que devem ou não ser incluídos na alimentação do seu cachorro.

Já para o preparo desses alimentos, basta seguir as dicas que o seu bichinho vai agradecer.

  • Sempre cozinhe todas as carnes antes de oferecê-las ao seu pet;
  • Não utilize óleo nos alimentos na hora do preparo, o mais indicado é fazer o cozimento em água ou no vapor;
  • Não utilize temperos como cebola e alho;
  • Evite o uso de sal nas refeições do seu pet.

Não esqueça de alimentar seu cão entre pelo menos duas vezes ao dia. E em caso de cães de raças  pequenas e com estômagos sensíveis, a dica é alimentá-los com menos quantidade e mais vezes.

Gostou da ideia de poder proporcionar uma vida mais saudável para o seu pet com a alimentação natural para cães?

A Pet Chef Fernanda Lima, empreendedora do ramo de Alimentação Natural para cães (AN), acompanhada pela veterinária Cecília Sartori, especializada em nutrição clínica para cachorros, ensinam como introduzir a alimentação saudável para o seu cão. Conheça a grade completa do curso e ofereça mais saúde para o seu melhor amigo!