Muita gente pensa que a ração fornece toda a energia e nutrientes necessários para o desenvolvimento de seus cachorros. O que poucos sabem é que esses produtos podem trazer alguns malefícios para o animal e que, nessas ocasiões, a alimentação natural mostra-se como uma alternativa mais saudável e potencialmente mais substanciosa na dieta dos cães.

No post de hoje, conheça todas as informações sobre alimentação natural para cachorro e os principais benefícios que esse hábito proporciona a seu animalzinho. Boa leitura!

O que é alimentação natural para cachorro?

A alimentação natural para cachorro consiste na dieta balanceada voltada para caninos, utilizando alimentos não processados ou industrializados e com propriedades altamente nutritivas.

São alimentos que não têm corantes, conservantes e nem temperos. Também podem ser preparados em casa com muito carinho e cuidado. Alguns dos ingredientes recomendados nesse tipo de cardápio são legumes, frutas, carnes (preferencialmente cozidas para evitar infecções por bactérias) e cereais.

É imprescindível que o canino passe pela avaliação de um médico veterinário antes de iniciar a dieta com alimentos totalmente naturais. Se o animal já estava acostumado a comer ração, a transição deve ser gradual.

Por que trocar a ração pela alimentação natural?

Embora pouco divulgado, a ração afeta bastante a saúde do animal ao longo do tempo. Em grande parte, isso se deve ao processamento industrial pelo qual o produto passa até que esteja pronto. As altas temperaturas e a pressão estimulam a síntese de substâncias de caráter cancerígeno, como aminas heterocíclicas.

A falta de água na ração também pode ser danosa: o baixo teor de umidade no alimento pode sobrecarregar alguns órgãos do canino. Além disso, algumas substâncias, como as provindas do milho, frequentemente são contaminadas por toxinas e, quando ingeridas, podem causar doenças no animal.

Vale ressaltar que boa parte da composição das rações produzidas atualmente é à base de amido, um carboidrato de baixa complexidade, e fibras. A falta de proteínas é extremamente danosa para o cachorro e pode levar à desnutrição ou ao aparecimento de doenças.

Quais os benefícios da alimentação natural para cachorro?

Há muitos benefícios em comparação com a dieta baseada em rações, principalmente porque a comida é selecionada de maneira apropriada e não é submetida a processos industriais. Os resultados podem ser percebidos a curto e a longo prazo.

Ao priorizar a incrementação de proteínas junto a carboidratos complexos em uma dieta equilibrada, o sistema imunológico, os músculos e os ossos do canino ficarão mais resistentes, assim como os pelos mais macios e os dentes mais fortes.

Outra vantagem é que esse tipo de alimento tem mais água do que as rações, aumentando a hidratação e estimulando o sabor dos alimentos com sua suculência. Assim, o animal se alimenta bem e mantém a energia necessária para o resto do dia.

Uma excelente sugestão para o menu são os legumes que, além de preferidos pelos cães, são ótima fonte de proteínas (como a carne) e ainda auxiliam na limpeza dos dentes. Eles podem ser oferecidos refogados ou cozidos. Além disso, como os alimentos preparados de forma natural não tem conservantes, corantes ou compostos cancerígenos, evita-se muitas substâncias tóxicas, favorecendo a saúde do animal.

No entanto, saiba que nem todos os alimentos são saudáveis, como o caso de ossos, que podem ferir o sistema digestório do cachorro, ou frutas muito cítricas, que provocam gastrite e outras inflamações. Por isso, a inspeção por um médico veterinário é indispensável.

A alimentação natural para cachorro é uma excelente forma de preservar a saúde do seu bichinho a partir de uma dieta saudável e equilibrada. Os benefícios são muitos e proporcionam o bem-estar que ele tanto precisa.

Se você gostou deste texto, não deixe de conhecer nosso curso de alimentação natural para cachorro e receitas para seu pet.