Os alimentos industrializados possuem, de fato, alguns benefícios, como aumentar a longevidade da comida, por exemplo. No entanto, a lista de desvantagens é imensa, e o custo-benefício não vale a pena. Eles contêm, na sua maioria, grandes quantidades de açúcar, sais, nutrientes pobres e gorduras maléficas, podendo aumentar o risco de câncer, alterações de pressão, diabetes e até doenças cardíacas.

Assim, criar hábitos mais saudáveis, como a prática de yoga e pilates, e, principalmente, adotar uma alimentação natural geram grandes benefícios para sua saúde e bem-estar. Abaixo, listamos 7 deles para que você viva mais e melhor. Confira!

1. Melhor digestão

Grãos, frutas, legumes, castanhas e sementes possuem um item em comum: fibra. Esse é um dos nutrientes mais importantes para a digestão e para a saúde do corpo como um todo.

As fibras oriundas desses alimentos se decompõem lentamente, diminuindo a quantidade de açúcar no sangue e auxiliando no controle da diabetes — além de desempenharem um papel importante no sistema gastrointestinal.

2. Mais energia

Uma vez que os alimentos naturais possuem altos teores de vitaminas, proteínas, carboidratos e minerais, a ingestão deles garante disposição para as atividades físicas e tarefas diárias, dando energia para o dia todo.

E se engana quem pensa que, para isso, é necessário ingerir carnes e outros produtos de origem animal, pois dietas vegetarianas e veganas também são ricas em carboidratos, fibras, proteínas e gorduras saudáveis, que beneficiam o metabolismo e sustentam o corpo.

3. Diminuição de dores musculares

A maioria dos alimentos industrializados possui propriedades inflamatórias. Eles são ácidos e criam um desequilíbrio no nosso nível de pH, gerando dor e inflamação, além de possuírem conservantes e espessantes que auxiliam no processo.

Sendo assim, procure incluir na rotina uma alimentação natural, colorida e variada. Frutas são ótimas aliadas contra as dores musculares, bem como os alimentos funcionais, como gengibre, cúrcuma e canela, que são tiro e queda nesse quesito.

4. Aumento dos níveis de açúcares mais saudáveis

Um dos efeitos mais notáveis de se adotar uma alimentação natural é o aumento dos níveis de açúcares mais saudáveis no sangue. Alimentos processados contêm grandes níveis de açúcares que passam por diversos processos de refinamento e promovem variações sanguíneas frequentes, além de insaciedade.

Já os produtos in natura, como as frutas, fazem o oposto: garantem saciedade e mais energia — e ainda previnem doenças como o diabetes.

5. Maior satisfação

Dê uma olhada em todos os alimentos naturais, na grande variedade de cores, e pense se eles não são mais saborosos. Eles permitem uma imensa gama de receitas e fazem, das refeições simples, algo mágico.

Não só nos diferentes preparos, mas também se comidos puros, eles possuem suculência, doçura, frescor e uma satisfação enorme não só para o físico, mas também para o psicológico.

6. Diminuição da ocorrência de doenças de origem alimentar

Frequentemente vemos relatos da relação entre doenças como a obesidade, hipertensão, depressão e uma dieta processada e pobre em nutrientes, não é mesmo?

A melhor e principal maneira de estar a salvo desses problemas é escolher alimentos mais naturais, pois a riqueza e o equilíbrio das substâncias benéficas ao corpo humano neles contidas são o melhor método preventivo.

7. Emagrecimento e ganho de massa magra

Muitas pessoas reclamam que, apesar de seguirem uma rotina diária de exercícios físicos, não conseguem emagrecer nem ganhos notáveis de massa magra. Isso se dá pelo fato de que somente a execução de atividades físicas não é garantia desses fatores.

Aliar atividades para o corpo e para a mente a uma alimentação natural é fundamental para que você atinja seus objetivos, pois elas andam juntas, sendo muito importantes para que você melhore suas medidas e sua autoestima.

Todos sabemos que a alimentação natural só gera pontos positivos nas nossas vidas, mas às vezes a deixamos de lado com a correria do cotidiano e a comodidade dos alimentos industrializados.

Tentamos mostrar, por meio deste post, os benefícios de seguir uma dieta balanceada e fazer com que eles sejam fonte de motivação para você promover uma mudança na sua vida.

Gostou das nossas dicas sobre alimentação natural? Pois o Namu Cursos oferece diversos cursos onde você aprenderá a preparar deliciosos pratos saudáveis e naturais em casa.