O ser humano é mais influenciado pela alimentação do que imagina. Nada mais natural, já que nosso corpo é como uma máquina e os alimentos são os principais responsáveis por movimentá-la. O que poucas pessoas sabem, é que o que comemos pode interferir no humor diário.

Se você quer saber como funciona a relação entre alimentação e humor, não deixe de ler este post.

Como a alimentação e o humor se relacionam?

Estudos e análises têm revelado que a alimentação pode alterar o nosso humor. Isso significa que é possível “manipular” as emoções, de certa forma, desde que escolha os alimentos corretos — ou seja, você pode sentir os reflexos dependendo do que comer.

Se está se perguntando por que isso acontece, a gente explica. A química de alguns alimentos faz com que a produção de neurotransmissores seja alterada. Dessa forma, as substâncias responsáveis por transmitir os impulsos nervosos no cérebro (e as suas emoções, de uma maneira geral) são diretamente influenciados.

Justamente por isso você deve investir em alimentos que ajudam seu corpo a produzir a serotonina — também conhecida como hormônio do bem-estar. Quando ele funciona perfeitamente, você fica mais feliz, dorme bem e até se relaciona melhor com as pessoas.

Que comidas podem causar o mau humor?

Como foi dito, existem certos alimentos que podem afetar seu humor e interferir em como você se posiciona na sua rotina. Aqueles que são muito processados, industrializados, cheios de açúcares e gorduras trans são um ótimo exemplo. Como já deve ter experimentado algum deles, já sabe que dão aquela sensação gostosa em um primeiro momento. O problema vem logo em seguida. Esse perfil de alimentação pouco saudável pode potencializar sintomas como o estresse e a depressão.

Se você é do tipo que ama carboidratos, deve ficar atento. Nesse caso, opte sempre pelos integrais.

O que comer para ficar de bom humor?

Sabendo dessa influência, deve estar se perguntando que tipo de alimento faz com que você se sinta melhor, certo? Conheça algumas opções para inserir agora mesmo na sua dieta:

1. Pimenta

A pimenta é um alimento com sabor forte, sendo amada ou odiada. Como é rica em capsaicina, a pimenta aumenta os níveis de endorfina, garantindo aquela sensação de bem-estar. Entre as opções existentes, as melhores são a pimenta-de-cheiro, vermelha e malagueta.

2. Ovo

O ovo é associado de várias formas a uma boa alimentação. A gema é rica em colina, o que ajuda na preservação da memória, na coordenação motora e no bem-estar.

3. Aveia

A aveia é outra prova que vale a pena investir em alimentação saudável. O cereal é rico em aminoácido e triptofano, o que ajuda muito na produção e na condução da serotonina.

4. Vegetais com folhas escuras

Alimentos como brócolis, couve, rúcula e outros com o mesmo perfil são ricos em ácido fólico, que também ajuda na liberação da serotonina. De quebra, eles ajudam a controlar o estresse.

5. Chocolate

Essa é uma ótima notícia: o chocolate pode ser um grande aliado nesse sentido também. Rico em cacau, ele possui carboidrato e triptofano, combinação que estimula a produção de serotonina. Nesse caso, o ideal é optar pelos que têm 70% de cacau em sua composição.

6. Alface

A alface tem lactucina, uma substância que fica no talo da planta e tem um efeito calmante. Além disso, seu miolo é rico em lítio e ajuda no controle da ansiedade e da depressão.

7. Laranja

Rica em vitamina C, a laranja também é uma grande aliada para manter o bom-humor. Tudo isso porque ela acalma, previne danos aos neurônios e às células nervosas.

8. Castanha

Para fechar, o mix de castanha é muito bem-vindo. Fonte de gordura saudável, sais minerais e proteína, ele combate o estresse. Também é rico em triptofano, o auxiliador do bom-humor.

Agora que você já entende melhor a relação entre alimentação e humor, tem motivos de sobra para comer de forma correta. Conheça cursos online e aprenda novas receitas saudáveis.

Para continuar acompanhando nossas dicas, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Twitter, no YouTube e no Instagram.