Você sabia que beber água quente com limão faz um bem enorme à saúde? Essa simples solução, com pouquíssimas calorias, é rica em nutrientes e conta com muitas propriedades benéficas ao organismo. Para adicioná-la à sua rotina diária basta que seja consumida em jejum todas as manhãs, de preferência em substituição ao café.

Sendo assim, que tal adicionar esse hábito à sua dieta? E para que você não tenha dúvidas, vamos enumerar os benefícios que o limão — fruta rica em nutrientes, como cálcio, potássio, vitamina C, pectina e fibras — pode trazer ao nosso organismo. Acompanhe e se surpreenda com as principais ações causadas por suas propriedades terapêuticas.

Combate os radicais livres

A vitamina C, um dos nutrientes do limão, é um potente antioxidante que neutraliza a ação dos radicais livres, responsáveis por uma variedade de danos à saúde, entre eles, o envelhecimento precoce. Eles também podem causar inflamações, inchaços e dores e, por isso, a vitamina C vem sendo usada no tratamento de alguns dos sintomas de doenças, como osteoartrose e artrite reumatoide.

Auxilia na redução de peso

Os adeptos do consumo de água com limão são enfáticos em afirmar que a solução ajuda na redução de peso, devido à presença de fibra pectina — que promove a saciedade, evitando as famosas crises de fome. Outro fator que contribui para a perda de peso é uma dieta mais alcalina — que é o caso de que consome limão.

Reforça o sistema imunológico

Outro benefício do consumo do limão é fortalecer o sistema imunológico, responsável por combater gripes, resfriados e infecções, dentre outras doenças que se instalam devido ao enfraquecimento do sistema imune. Isso ocorre graças à presença da vitamina C, que tende a fortalecer as defesas do organismo.

Beneficia o sistema digestivo

Pessoas que sofrem com problemas digestivos, também se beneficiam com o consumo da água quente com limão. Problemas como constipação e diarreia são bem incômodos e a solução com limão pode agir melhorando esses sintomas.

De acordo com a pesquisa publicada pela revista científica Virology, o ácido cítrico, presente no limão, é capaz de impedir a infecção pelo norovírus, tido como o maior causador de sintomas como vômitos, diarreias e náuseas.

No entanto, não convém exagerar no consumo e sim adicionar à alimentação produtos variados e ricos em nutrientes e que favoreçam uma boa digestão.

Equilibra o PH

Quando o limão entra em contato com o organismo ganha um efeito alcalino. O limão possui ácido cítrico e ascórbico, que são metabolizados com facilidade, permitindo, dessa forma, que seus componentes minerais atuem melhorando os níveis de alcalinidade. Assim beber limão com regularidade contribui para diminuir a acidez no organismo.

Purifica o organismo

O sumo do limão, por ser diurético, é conhecido por eliminar toxinas do organismo. O ácido cítrico, por sua vez, potencializa a função das enzimas, estimulando o fígado e ajudando o organismo a desintoxicar.

Refresca o hálito

O hábito de tomar água quente com limão pela manhã age também melhorando e refrescando o hálito. No entanto, deve-se tomar cuidado, pois o ácido cítrico pode causar erosão no esmalte dos dentes. Procure escovar os dentes antes ou logo depois de ingerir a solução com limão.

Limpa a pele

A vitamina C, presente no limão, combate os radicais livres, contribuindo para a diminuição de manchas e rugas na pele. Ao mesmo tempo que a natureza alcalina da vitamina mata algumas bactérias, ela é de extrema importância para a luminosidade da pele. É muito utilizada em tratamentos dermatológicos para atenuar o aspecto de cicatrizes e sinais.

Alivia problemas respiratórios

A solução de água quente com limão pode agir no organismo combatendo infecções pulmonares e como um xarope acalmando a garganta e aliviando tosses.

Modo de preparo da solução: Use sempre limões frescos e água morna. Adicione a um copo de água o sumo de meio limão e tome pela manhã, antes da primeira refeição ou da atividade física — se quiser pode adicionar uma pitada de sal para fornecer os minerais para a formação alcalinizante.

Gostou do nosso post sobre o consumo de água quente com limão pela manhã? Então siga-nos no Facebook e acompanhe nossas atualizações. Também não deixe de conhecer nossos cursos online de gastronomia saudável.