Está aberta a temporada de sopas saudáveis. Saborosas, nutritivas, e reconfortantes, as sopas, cremes e caldos podem iniciar ou até mesmo substituir uma refeição, especialmente quando preparados em casa, com os ingredientes certos.

Afinal, o mito de que esse é um prato insosso e que não mata a fome já caiu por terra há muito tempo. E não é apenas no sabor que uma boa sopa sai na frente como opção para os dias mais frios: a água utilizada no cozimento dos ingredientes é repleta de nutrientes, contribuindo para a saúde do organismo e melhorando a imunidade.

Já está com água na boca? Então confira sugestões de sopas saudáveis que aquecem o corpo sem pesar no estômago — e na balança:

1. Creme de cenoura com castanha de caju

Doure as cenouras em rodelas e a castanha de caju no óleo de coco e depois as cozinhe em meio litro de água até que fiquem macias. Para temperar, use gengibre fresco, coentro, cebola e um pouco de sal.

Depois de bater no liquidificador, basta reaquecer em fogo médio: as castanhas dão uma cremosidade única a essa sopa.

2. Creme de abóbora e batata-doce

Os pedaços de abóbora e batata-doce temperados com sal, pimenta calabresa e cominho devem ser assados por cerca de 30 minutos em forma untada com azeite.

Depois, basta cozinhar em meio litro de água apenas para incorporar os sabores e bater no liquidificador. Na hora de servir, uma pequena dose de azeite combina perfeitamente com o sabor defumado dos legumes.

3. Creme de palmito e alho-poró

O sabor suave do palmito pupunha combinado com o alho-poró resulta em uma sopa saudável e nutritiva.

Basta colocar o palmito pupunha e os temperos de sua preferência em uma panela e cobrir com caldo de legumes ou de frango, deixando cozinhar por 15 minutos. Depois de bater no liquidificador, é importante voltar ao fogo para a finalização, acrescentando salsinha picada e azeite.

4. Sopa de brócolis

Cozinhe um maço de brócolis com um litro de caldo de legumes caseiro. O segredo para uma sopa mais saborosa é separar uma parte do brócolis, já cozido e picado, para acrescentar no creme depois de batido.

5. Caldo verde cremoso

Esqueça a receita tradicional de caldo verde, que leva diversos ingredientes calóricos e gordurosos. Nessa sopa, a couve é substituída por espinafre, que deve ser batida junto com mandioquinha cozida e caldo de frango. Para temperar, cebolinha e tomilho. Se quiser um caldo mais cremoso, acrescente creme de ricota ou requeijão light.

6. Sopa de grão-de-bico com curry

Uma sopa saudável com toque indiano, que surpreende pela cremosidade e pelo sabor. O grão-de-bico já cozido é batido no liquidificador com cenoura (também cozida), alho, leite de coco, garam masala e curry em pó. Volte a mistura para a panela apenas para apurar os sabores.

7. Creme de legumes

Qualquer combinação de legumes e verduras pode ser utilizada para fazer sopas saudáveis. Escolha os legumes que encontrar na geladeira, ou experimente sobras de vegetais já cozidos para preparar caldos e cremes deliciosos em casa, ousando com temperos e outros ingredientes ao seu gosto.

Como fazer uma sopa saudável

Quer aprender os segredos para fazer uma sopa saudável? Confira nossas dicas:

  • Escolha um ingrediente para utilizar em maior quantidade e predominar no prato;
  • Controle o sal, mas abuse de temperos naturais para dar sabor à sopa;
  • Utilize uma quantidade pequena de água, para evitar que o caldo fique muito ralo;
  • Dê preferência a vegetais e hortaliças orgânicas, que são mais saudáveis e saborosos;
  • Evite o uso de creme de leite, queijos gordurosos e farinha branca para engrossar o caldo;
  • Refogue os legumes antes de adicionar a água ou caldo escolhido;
  • Acrescente carnes magras, queijos brancos ou grãos para aumentar o valor nutricional da sopa;
  • Conserve em geladeira por até três dias, ou congele por até três meses.

Antes de correr para a cozinha para preparar um estoque de sopas saudáveis para o inverno, não esqueça de conhecer nossos cursos online de gastronomia saudável e de compartilhar nosso post nas redes sociais. Bom apetite!