Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

Você sabia que pequenas mudanças na alimentação podem garantir mais saúde e qualidade de vida? Para isso, é necessário buscar um equilíbrio ao escolher o que comer e, assim, manter uma rotina alimentar adequada para chegar a bons resultados.

Algumas substituições simples podem tornar o cardápio mais saudável. Por isso, listamos uma série de alimentos para você trocar nas refeições do dia a dia. Confira:

  1. Frituras x grelhados e assados

Trocar as frituras pelos grelhados e assados é uma boa escolha, pois o tipo de preparo conta muito para manter a dieta ideal. A fritura torna a refeição rica em gordura saturada, contribuindo para o aumento de colesterol.

Os assados e grelhados são práticos e podem ser feitos sem qualquer tipo de gordura, o que os torna mais leves e saudáveis.

  1. Cereal açucarado x aveia integral

Cereais são alimentos muito nutritivos e ótimos para incrementar no café da manhã ou no lanche da tarde. Eles devem fazer parte de uma dieta sadia, pois seus nutrientes proporcionam inúmeros benefícios ao organismo. O problema é quando o açúcar entra na composição.

Os cereais encontrados em supermercados são cheios de açúcar e pobres em vitaminas e minerais. Quando consumidos em excesso, podem, inclusive, contribuir para o aumento de peso.

O ideal é ingerir alimentos mais saudáveis, como a aveia integral, pois contêm ferro, cálcio, vitaminas, proteínas e fibras solúveis. Iogurtes e sucos naturais, além do leite vegetal, de preferência, são bons acompanhamentos.

  1. Pão branco x pão integral

Apesar da diferença no paladar, é possível acostumar-se rapidamente com o sabor do pão integral. De acordo com nutricionistas, o alimento deve fazer parte do café da manhã, visto que é mais saudável do que o pão branco, por não conter fermento e nem conservante químico.

Além disso, o pão integral conta com antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres, e fibras, que contribuem para a regulação do intestino.

  1. Açúcar refinado x mel, açúcar mascavo ou adoçante

O açúcar refinado é considerado um dos vilões da alimentação, pois passa por muitas etapas de aplicação de aditivos químicos. Por isso, o seu consumo diário não é recomendado.

Existem algumas alternativas para substituí-lo, como o açúcar mascavo que, apesar de calórico, não contém aditivos químicos; o mel, igualmente calórico, mas nutritivo; e o adoçante, livre de calorias, mas com aditivos químicos que podem provocar alergia.

  1. Temperos industrializados x temperos naturais

Evite condimentos industrializados, pois eles são ricos em sódio, que em excesso provoca hipertensão arterial. Alguns deles possuem cerca de 70% a mais do que a quantidade recomendada.

Por isso, prefira os temperos naturais, como o alho, a cebola, o limão e outros que, além de terem propriedades nutricionais, rendem excelentes receitas no preparo das refeições.

  1. Doces x frutas

Prefira sempre frutas aos doces, pois além da infinidade de opções, contam com vitaminas, minerais e fibras.

Lembrando que as frutas são alimentos muito versáteis, pois podem ser consumidas em sobremesas, lanches e até em saladas.

  1. Arroz branco x arroz integral

Já se perguntou qual o melhor tipo de arroz? O integral conta com uma boa quantidade de fibras e vitaminas do complexo B, tais como a B1, B2 e B3, que estimulam o metabolismo e agem melhorando a função do sistema nervoso.

O branco, apesar de ser o mais consumido, não contém todos esses benefícios, pois passa por um refinamento que acaba com seus nutrientes.

Mude sua rotina

Criar uma rotina alimentar com substituições saudáveis, como as que mencionamos neste post, requer uma certa determinação, já que não é tão fácil mudar hábitos que fazem parte do dia a dia, não é mesmo?

Se você quer comer de forma mais saudável, manter ou perder peso, terá de reeducar a alimentação. Para isso, nada melhor do que novos aprendizados para auxiliar na nova jornada.

Cursos online são ótimos para quem deseja saber mais sobre culinária e experimentar novas receitas. A plataforma NAMU Cursos oferece diversas aulas de gastronomia saudável, que são ministradas por excelentes professores e contam com dicas nutricionais, além de uma série de pratos elaborados com ingredientes naturais. Não perca!

Foto: Rebecca Siegel / Flickr / CC BY 2.0