Você provavelmente já sabe que o açúcar em excesso não faz nada bem para a saúde, e que, por isso, devemos sempre controlar o seu consumo. Ainda assim, algumas vezes acabamos caindo em “armadilhas”, ou seja, ingerindo alimentos que pensamos serem saudáveis, mas no fundo comprometem a nossa dieta.

Conheça, neste post, alguns alimentos que possuem muito açúcar e que você nem imaginava:

1. Barra de cereal

Talvez você fique surpreso em ver as barras de cereal nesta lista, afinal, elas normalmente são associadas a uma alimentação saudável, não é mesmo?

As barras de cereal, na verdade, podem ser uma grande enganação dependendo do tipo, já que algumas contêm até 30 gramas de açúcar em uma única unidade. E o pior é que a maioria tem poucas proteínas, sendo quase a mesma coisa que comer um chocolate, por exemplo.

2. Frutas

Até mesmo as frutas merecem um cuidado especial. É claro que elas são nutritivas e trazem muitos benefícios ao organismo, mas consumi-las em excesso pode aumentar a taxa de açúcar no sangue.

Um suco de goiaba sem ser adoçado, por exemplo, tem mais ou menos 14 gramas de açúcar. Isso equivale a mais ou menos 4 chocolates do tipo “Bis”. Por isso, é importante que o consumo das frutas aconteça de forma consciente e programada, a fim de não sobrecarregar seu organismo.

3. Fast food

Todos sabemos que os alimentos fast food não são nem um pouco saudáveis pelo fato de terem muita quantidade de gordura, sódio e muitíssimas calorias, mas talvez você não saiba que eles também são cheios de açúcar. Isso mesmo.

Há açúcar nos pães, nos molhos e até mesmo na carne dos sanduíches. Resumindo, motivos não faltam para você evitar o consumo de fast food ao máximo.

4. Iogurte

Antes de mais nada, é importante diferenciar os iogurtes: os naturais são, sim, saudáveis e podem ser consumidos sem preocupação. Os que devem ser evitados, no entanto, são os iogurtes de frutas (ou de outros sabores), pois em cada potinho deles pode haver até 20 gramas de açúcar. Essa é uma quantidade suficiente para acender a luz vermelha, não é? Portanto, opte sempre pelos iogurtes naturais e desnatados.

5. Ketchup

Muito se engana quem acha que ketchup é basicamente molho de tomate. O ketchup leva açúcares, corantes e muito sódio na sua composição. Então, por mais que ele seja um ótimo acompanhamento para os hambúrgueres e cachorros-quentes, saiba que 100 gramas de ketchup podem conter mais ou menos 22 gramas de açúcar. Por isso, tome cuidado e tente diminuir o consumo sempre que puder.

6. Gelatina

Muito frequentemente associada às sobremesas leves e pouco calóricas, a gelatina (assim como as barrinhas de cereal) está longe de ser um snack saudável. Por conter alta quantidade de açúcar, é bom controlar o seu consumo se você não quiser ganhar uns quilinhos.

7. Pães

O consumo de pães faz parte da cultura brasileira, sendo um hábito da maioria das famílias comê-los durante o café da manhã e no lanche da tarde. Quando falamos no pão francês, muitas pessoas pensam que ele tem uma baixa concentração de açúcar. Ledo engano. O açúcar aparece ainda na fermentação, mas também pode ser adicionado durante o preparo dos pães.

Foi surpreendido por esta lista? Realmente existem alguns alimentos que possuem muito açúcar e que passam despercebidos. Nada melhor que ficar de olho e controlar o consumo, principalmente sabendo que uma alimentação saudável é importante para sua vida.

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