Pessoas que desejam perder peso, seja por estética ou necessidade, procuram nas dietas um resultado imediato. Tira um alimento daqui, outro dali e o individuo acaba por emagrecer o que almejava. O que acontece, porém, é que nem sempre esse tipo de medida pode ser benéfico ao organismo. Verdade seja dita, você ficaria a vida inteira sem comer certos ingredientes para conseguir manter o seu peso?

O que pode ser feito

A primeira medida a ser tomada nessa situação é a mudança de mentalidade. Esqueça as dietas da moda e siga as orientações de quem realmente pode te ajudar. Não adianta retirar alimentos do cardápio se não tiver um planejamento alimentar equilibrado. É comum pessoas terminarem as x semanas de eliminação de certos produtos e, logo quando retomam o consumo, engordarem os mesmos quilos, ou até mais.

Outro grande problema atual da sociedade é o excesso de consumo de alimentos industrializados e ricos em gorduras e açúcares. Quer um conselho? Evite tudo isso! Esse tipo de alimentação não é nada saudável para o corpo. Fast foods? Nem pensar, opte por lanches naturais e com bons níveis de vitaminas e minerais.

Produtos integrais são boas alternativas para quem deseja manter o peso, pois as fibras proporcionam sensação de saciedade. Alimentos com proteínas também são ótimos. O ovo, por exemplo, pode ser ingerido como prato principal ou como acompanhamento em saladas. Não se esqueça de eliminar o refrigerante da sua vida. Além de ter alta concentração de açúcar, a bebida conta com inúmeras substâncias que, se ingeridas com frequência, podem fazer mal ao corpo. Por isso beba água, bastante água.

Mudar o hábito alimentar é de extrema importância para as pessoas que querem ou precisam perder e manter o peso. Mas como posso fazer? É preciso mudar radicalmente a minha alimentação? Não, vá aos poucos! Com pequenas mudanças diárias, você verá como o seu organismo se sentirá mais leve e regulado, além de não dar mais a mínima para a falta de produtos que fazem mal.

Aliviar sintomas de estresse e ansiedade com a prática de exercícios físicos, como pilates, musculação e yoga, é uma maneira de manter o peso. O nervosismo faz com que as pessoas comam mais do que deveriam. Ter uma boa noite de sono também é importante para a manutenção da saúde. Por isso, não abuse.

Lembre-se: de nada adianta seguir essas dicas se não tiver disciplina e força de vontade. Se puder, sempre alie a alimentação equilibrada com a prática de alguma atividade física.

Agora que já sabe o que pode fazer, que tal aprender 6 receitas para manter o peso?

Omelete de espinafre com semente de girassol

Ingredientes

– 120 g de ovos

– 40 g de claras

– ½ maço de espinafre

– 1 cebola pequena

– Semente de girassol a gosto

– 1 pitada de sal marinho

Modo de preparo

Em uma panela, refogue o espinafre junto com a cebola até que o vegetal fique murcho. Em seguida, pique o espinafre em pedaços e misture a semente de girassol. Reserve. Bata os ovos e acrescente o sal. Despeje os ovos em uma frigideira pré-aquecida (mexa no ínicio da cocção). Recheie a omelete com o espinafre. Sirva.

Shake de berries com gengibre e cúrcuma

Ingredientes

– 140 g de banana congelada e sem casca

– 1 pitada de gengibre ralado

– 200 g de berries congeladas (mirtilo, morango e amora)

– 300 ml de água de coco

– 1 pitada de cúrcuma

Modo de preparo

Bata as bananas congeladas com a água de coco em um liquidificador. Em seguida, acrescente aos poucos as berries e o gengibre. Feito isso, acrescente a cúrcuma até que a mistura fique bem homogênea. Sirva.

Sopa de brócolis vitaminada

Ingredientes

– 180 g de brócolis picadinho

– 45 g de grão de bico cozido

– 400 ml de água

– 3 dentes de alho

– 1 fio de azeite

– 1 galho de hortelã

Modo de preparo

Aqueça o azeite com o alho picado. Em seguida, adicione os brócolis e deixe refogar. Junte o grão de bico, acrescente água e deixe até levantar fervura. Desligue o fogo e acrescente a hortelã. Bata tudo no liquidificador. Sirva.

Pão de inhame com linhaça e cúrcuma

Ingredientes

– ½ kg de inhame

– 300 g de farinha de arroz

– 20 g de linhaça dourada

– 240 ml de água quente

– 12 g de açúcar demerara

– 10 g de fermento biológico

– 120 g de ovos

– 45 ml de óleo de canola

– 5 g de cúrcuma

– 15 ml de vinagre de maçã

Modo de preparo

Corte o inhame em pedaços pequenos. Pegue o inhame, a cúrcuma, a linhaça e água quente e bata tudo no liquidificador. Em seguida, coloque em uma vasilha e misture o açúcar. Misture o fermento, os ovos, o óleo e o sal. Misture a farinha aos poucos até fazer uma massa. Coloque a mistura em forminhas untadas e deixe descansar por 1 hora. Asse em forno pré-aquecido à 180° por 30 minutos. Sirva.

Suco detox com pimenta caiena

Ingredientes

– 1 fatia de abacaxi

– 1 folha de couve manteiga

– ½ cenoura

– ½ pepino

– 1 pitada de pimenta caiena

– 300ml de água de coco

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coe para retirar o excesso. Sirva.

Purê de rúcula

Ingredientes

– 500 kg de batata

– ½ maço de rúcula

– ½ cebola grande

– 3 g de alho triturado

– 1 pitada de sal marinho

– 10 ml de azeite

– 50 ml de leite de arroz

– 10 g de gergelim preto

Modo de preparo

Descasque as batatas e cozinhe-as. Assim que estiverem cozidas, amasse-as até virarem uma pasta, como purê mesmo. Coloque a rúcula para bater no liquidificador e reserve. Coloque a manteiga para aquecer em uma panela. Acrescente o alho e a cebola e refogue-os. Acrescente as batatas amassadas, a rúcula batida com leite e sal. Misture e sirva.

Faça em casa

Ficou com água na boca? Você não viu nada! No curso online da chef Luciana Rocha, você aprende inúmeras receitas de pratos para a perda de peso, ganho de massa magra e cardápio estimulante, todos separados para quem é vegetariano, não tem restrição alimentar ou não pode consumir alimentos com glúten ou lactose. Curioso? Confira já!

*Receitas retiradas do curso Cardápio para atletas ou praticantes de atividade física