Sabe quando bate aquela lentidão, tontura, sonolência e dor de cabeça? Pode ser carência de água no organismo e um alerta para se hidratar. Por isso, principalmente no calor, os cuidados com a hidratação do corpo devem ser redobrados. A forma mais natural de tomar estes cuidados é por meio de uma alimentação saudável e maior ingestão de líquidos.

A recomendação é beber no mínimo oito copos de água por dia, pois é vital que durante as altas temperaturas aumente-se o consumo para manter a hidratação natural do corpo. Mas ingerir toda essa quantidade de líquido, mesmo quando se tem o hábito de ingerir de forma regular, não é uma das tarefas mais fáceis. Fica ainda mais complicado se você se hidrata somente quando o corpo pede, ou seja, quando está com sede.

E quem disse que não dá para descomplicar, repondo a falta de alguns copinhos de água com alimentos sólidos? Sem dúvida, a água é a melhor fonte de hidratação, mas muitos alimentos também tem este potencial. Esse “déficit” de H2O no organismo pode ser combatido com o consumo de frutas e vegetais fresquinhos, ricos em água e sais minerais. Por isso elegemos seis alimentos refrescantes que tem uma boa quantidade de água, são cheios de nutrientes e de baixo valor calórico. Confira:

1 – Melancia

A melancia é uma fruta saborosa e refrescante que combina super bem com o verão. É um alimento de baixo teor calórico e tem na sua composição 92% de água. Pode ser consumida em fatias, sucos ou saladas de frutas. Cada 100 gramas fornece apenas 30 calorias, mas uma variedade de nutrientes. Fonte de vitamina C, B1, B2 e sais minerais como cálcio e potássio, é um alimento rico em propriedades antioxidantes.

2 – Pepinos

Uma xícara de fatias de pepino é quase tão eficaz quanto um copo de água, pois 95 por cento deste vegetal é constituído por H2O. Pepinos também fornecem pequenas quantidades de fibra e vitamina C (cerca de 6% do valor diário) para cada unidade. Suas propriedades são valiosas para hidratar o corpo, repor vitaminas e ajudar a eliminar as toxinas.

3 – Morangos

Composto por 91% de água, o morango contribui de forma significativa para a ingestão de líquidos. Fonte de vitamina C e A, pode ser consumido in natura ou saboreado em forma de suco e outras delícias geladas, inclusive, em saladas.

4 – Abobrinha

A abobrinha é um dos vegetais com maior poder hidratante, pois 95% do seu peso é água. Uma porção tem menos de 25 calorias o que contribui para a perda de peso. Esse legume é uma excelente fonte de potássio, vitaminas A, B e C e tem alto poder antioxidante.

5 – Abacaxi

O abacaxi é uma típica fruta do verão que ajuda hidratar todas as células do corpo e a perda de peso. Rica em vitamina A, essa fruta também auxilia no processo de digestão e desintoxicação natural do organismo e combate os radicais livres. Já no quesito água, o abacaxi tem cerca de 90% de líquido na sua composição.

6 – Pimentão

Os pimentões de todas as cores tem alto teor de água, mas o verde lidera o ranking com 93,9%. O ideal é que seja consumido cru como aperitivo, sanduíches ou saladas frescas, pois cozido perde seu valor líquido. Esse vegetal é rico em vitaminas A e C e também oferece uma porção valorosa de complexo B. Excelente antioxidante é rico em sais minerais, como ferro, fósforo e potássio.

Se você gostou das dicas de como se hidratar consumindo frutas e vegetais, pode se interessar também por outros artigos sobre alimentação saudável. Aproveite que o verão está chegando, acesse o nosso blog e inicie o seu projeto de ter uma vida mais equilibrada!

Foto: Sam valadi / Flickr: Watermelon / CC BY 2.0