Quem não gosta de começar o dia cheio de energia e bem-estar? E assim como a prática de atividades físicas é ótima para mandar a preguiça embora e dar mais disposição, a alimentação adequada também é super importante. Os sucos energizantes, por exemplo, são boas alternativas para proporcionar ao corpo todo vigor necessário para o restante do dia.

Banana, açaí, guaraná, frutas vermelhas, cenoura, água de coco, tudo isso pode ser incrementando nas receitas dos sucos energizantes. Inclusive, você não precisa seguir à risca o preparo. É possível fazer inúmeras combinações com ingredientes funcionais e ricos em sabor.

Quer experimentar? Confira, a seguir, o passo a passo de 4 receitas de sucos que proporcionarão saúde e energia ao seu corpo.

Suco verde

Ingredientes

1 laranja

1 maçã

1 colher de chá de gengibre

½ pepino japonês

½ abobrinha italiana

1 cenoura

½ maço de salsinha

6 folhas de hortelã

3 folhas de couve

3 folhas de alface

1 colher de sopa de linhaça

 Modo de preparo

Descasque as laranjas, corte em cruz e retire as sementes. Corte a maçã também em formato de crus e retire as sementes e o caule. Em seguida, coloque os ingredientes no liquidificador em ordem de quantidade de água: laranja, pepino e maçã. Adicione a linhaça e o gengibre.

Com o liquidificador ligado, coloque a couve e a alface, aos poucos, junto com os outros ingredientes. Empurre com a cenoura para ajudar a bater. Cote meia cenoura e adicione, aos poucos, juntamente com as folhas de hortelã e salsinha. Coe a mistura em um saquinho de voal e esprema até retirar todo o líquido. Sirva.

sucos energizantes

Suco de açaí

Ingredientes

1 xícara de polpa de açaí (preferencialmente sem açúcar)

1 xícarar de banana

1 copo de água mineral

1 colher de chá de gengibre

Modo de preparo

Coloque a polpa do açaí, o gengibre, a banana e a água no liquidificador. Bata tudo, até que a bebida fique homogêna. Sirva.

Suco de jabuticaba

Ingredientes

1 copo de água de coco

20 g de amora

40 g de jabuticaba

1 colher de sopa de agave

1 colher de chá de campim santo

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador. Em seguida, bata os alimentos. Quando ficar pronto, sirva.

Suco de melancia

Ingredientes

1 colher de sopa de gengibre

1 colher de chá de canela em pó

1/8 de melancia

Modo de preparo

Corte a melancia em cubos. Feito isso, descasque e corte o gengibre. Coloque todos os ingredientes no liquidificador. Bata bem, coe e sirva.

Gostou das receitas? Que tal combinar esses sucos com cardápios ricos em vitaminas e minerais? Nas aulas online de gastronomia do Namu Cursos você aprende o preparo de pratos funcionais e práticos. Não perca mais tempo.