Conhecida em todo mundo, a culinária japonesa é pedido certo quando o assunto é sabor e textura. E no Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, essa gastronomia está entre as mais consumidas. É fácil encontrar rodízios ou temakerias nas grandes cidades. Em São Paulo, por exemplo, são inúmeros os locais que, além das receitas da casa, incluem comida japonesa no cardápio.

A gastronomia do Japão é bem característica e conta com alguns ingredientes chaves para a realização das receitas. Apesar de ter sido “abrasileirada”, ainda assim conta com alimentos como shari (arroz para sushi), gohan (arroz japonês sem tempero), alga marinha, atum, salmão, cogumelos e shoyu.

Para quem não está acostumado aos temperos e sabores dessa culinária, pode ser que estranhe no início, mas ao longo do tempo verá o quão deliciosa essa gastronomia é.

Ficou curioso e quer conhecer algumas receitas? Aqui você tem a oportunidade de aprender o passo a passo de alguns pratos e ainda dar um toque especial no preparo. Vamos lá?

Temaki de salmão

Ingredientes

25g de salmão em cubos

– 25g de arroz shari

– ½ folha de alga nori

– 5g cream cheese

– Cebolinha a gosto

Modo de preparo

Misture o salmão com o cream cheese e a cebolinha. Com a parte brilhante da alga posicionada para cima, posicione a ponta da alga entre os dedos indicador e polegar em formato de triângulo. Em seguida, umedeça as mãos e coloque o arroz na alga. Coloque o recheio por cima do arroz. Enrole em formato de cone. Feito isso, amasse um grão de arroz e coloque-o na ponta solta da alga, para auxiliar no fechamento.

Temaki de shimeji

Ingredientes

– 25g de arroz shari

– ½ folha de alga nori

– 50g de shimeji

– 5g de manteiga

– 1 dente de alho

– 10 ml de saquê

– Sal a gosto

– Gergelim torrado a gosto

– Molho tarê a gosto

– Uma pitada de hondashi

– Shoyu a gosto

Modo de preparo

Coloque a manteiga e o alho em uma frigideira e deixe dourar. Misture o shimeji e deixe dourar. Em seguida, acrescente o shoyu e aqueça-o. Acrescente o hondashi e, caso seja necessário, acrescente o sal. Com a parte brilhante da alga posicionada para cima, posicione a ponta da alga entre os dedos indicador e polegar em formato de triângulo. Feito isso, coloque o arroz na alga e o recheio por cima do arroz. Enrole o preparado em formato de cone. Amasse um grão de arroz e coloque-o na ponta solta da alga, para auxiliar no fechamento. Jogue por cima o molho tarê e o gergelim.

Sushi de salmão

Ingredientes

–  10g de arroz para sushi

– 15g de salmão

Modo de preparo

Aqueça o arroz para preparar o sushi. Corte 4 dedos do filé do salmão. Corte fatias de 2 dedos – (contra as fibras). Umedeça as mãos. Em seguida, faça uma bolinha de arroz e ajeite com cuidado para que ela fique comprida e uniforme. Coloque o arroz no meio do filé. Apoie a bolinha de arroz com o indicador e aperte com o polegar. Gire e dê o formato.

Uramaki califórnia

Ingredientes

– ½ alga nori

– 2 bastões de kani

– 20g de manga

– 20g de pepino

– 45g de arroz

– 5g de gergelim torrado

Modo de preparo

Aperte o kani com as mãos para tirar o excesso de líquido. Em seguida, Corte o kani, o pepino e a manga em tiras. Encape o sudarê com plástico filme. Posicione a alga no sudarê. Espalhe o arroz na parte áspera da alga com a ponta dos dedos e espalhe o gergelim no arroz. Feito isso, vire a alga ao contrário, deixando o arroz em contato com a esteira.

Espalhe o kani, o pepino e a manga sobre a alga. Enrole colocando a ponta do arroz por baixo do recheio. Modele o preparado sem apertar. Corte ao meio apoiando com os dedos o enrolado. Junte as duas partes e corte ao meio novamente. Corte as duas partes ao meio. Não se esqueça de umedecer a faca a cada corte.

Gostou das receitas? Aprenda cada etapa de preparo e corte de peixes, além de outros pratos, no curso Sushiman – Sushis tradicionais e culinária contemporânea japonesa.

Foto: DrawsAndCooks / Pixabay / CC0 Creative Commons

Fonte das receitas: Namu Cursos