Que tal ter docinhos saudáveis em sua festa de aniversário? Essa data especial foi feita para celebrar com os familiares e amigos. Além de divertido, é um evento que as pessoas sempre gostam de lembrar.

Há uma variedade de receitas de doces deliciosos e que são super saudáveis. Alguns deles são até adequados para bebês e crianças pequenas. E além de serem fáceis de preparar, escolher esse tipo de cardápio pode ajudar a estabelecer a importância de uma dieta balanceada sem ter que se negar ao prazer de comer doces.

Por que optar por docinhos saudáveis em sua festa de aniversário?

Geralmente, quando se pensa em festas de aniversário, automaticamente pensa-se em açúcar, bolos, doces, refrigerantes. Os aniversários são sempre sobrecarregados com esses cardápios altamente calóricos e não saudáveis.

No entanto, isso é completamente desnecessário, pois é muito fácil e prático preparar uma celebração especial, colorida e emocionante, sem alimentos açucarados e gorduras saturadas.

Veja os benefícios de optar pelos docinhos saudáveis.

  • Seus amigos fitness irão amar
  • Você poderá comer sem culpa
  • Você não precisará sair desordenadamente da dieta
  • Crianças podem comer à vontade
  • É diferente e tornará a sua festa mais marcante

Portanto, para que sua próxima festa seja lembrada pelo cardápio, reunimos algumas receitas de docinhos saudáveis super sofisticadas para sua festa de aniversário, e assim tornar sua  comemoração algo muito mais especial. Quer saber mais? Confira 4 receitas de docinhos da culinária viva e surpreenda seus amigos com essas delícias.

Receitas de docinhos saudáveis

Beijinho vivo

Hum, festa sem beijinho não é festa. Esta receita é super fácil de preparar e nem precisa encostar a barriga no fogão para fazê-la. Sem ingredientes de origem animal, o docinho também é uma ótima opção para quem tem intolerância à lactose, já que não leva leite de vaca. Os alimentos naturais são ricos em vitaminas e minerais. A castanha de caju crua, por exemplo, pode ajudar no fornecimento de energia e no controle de colesterol no sangue.

Ingredientes

200 g de damasco

100 g de uvas-passas brancas

200 g de castanha de caju crua

150 g de coco fresco

1 colher de sopa de óleo de coco

Modo de preparo

Deixe a castanha de caju de molho por 2 horas. Faça o mesmo com as uvas-passas brancas por 15 minutos. Escorra as duas e reserve. Utilize um processador de alimentos para fazer uma farofa de castanhas.

Separe metade do coco fresco para utilizar como granulado. Adicione os demais ingredientes às castanhas processadas e bata até formar um bolo compacto. Retire a massa do processador e bata separadamente o restante do coco para enfeitar os docinhos. Enrole, passe no coco fresco, coloque nas forminhas e sirva.

docinhos saudáveis

Trufa de amêndoas

Quem quer uma trufinha? Charmosas e cheias de sabor, as trufas são boas alternativas para quem deseja deixar a mesa da confraternização mais “elaborada”. Nesta receita, a chef faz uso de amêndoa crua, figo seco, ameixa sem caroço e cacau em pó. A delícia, que também faz parte do cardápio vivo, não vai ao fogo e conta com as inúmeras propriedades dos ingredientes naturais.

Ingredientes

120 g de amêndoa crua

8 ameixas sem caroço

8 figos secos

1 copo de cacau em pó

Modo de preparo

Triture tudo no processador acrescentando os figos e as ameixas aos poucos. Processe até obter uma massa. Assim que a massa estiver homogênea, faça pequenas bolinhas sobre o cacau em pó. Finalize toda a massa. Você pode optar por deixar algumas trufas sem passar no cacau. Coloque em forminhas e sirva.

Docinho de banana

A banana é um alimento muito requisitado quando o assunto é sobremesa. Sorvete, barrinha, bolo, torta e até bebida podem ser feitos com e a partir da fruta. E, claro, não podia faltar na festa de aniversário. O docinho de banana é uma opção saborosa e muito saudável, então esqueça as receitas com leite condensado e açúcar e aposte nesta delícia. Você não vai se arrepender!

Ingredientes

130 g de banana

100 g de ameixa sem caroço

100 g de farelo de aveia

30 g de castanha de caju crua

Modo de preparo

Separe todos os ingredientes. Bata no processador o farelo da aveia com a ameixa sem caroço. Bata até ficarem bem triturados. Adicione a banana e bata novamente. Adicione a castanha de caju à massa preparada. Bata rapidamente para que se mantenham alguns pequenos pedaços da castanha.

Coloque o doce em um prato. Em outro recipiente, colocar um pouco da castanha triturada. Faça pequenas bolinhas, envolva as bolinhas nas castanhas e coloque-as na forminha. Sirva.

Trufa viva

Mais trufas! Nesta receita, o chef ensina outra sugestão para a delícia. A trufa viva não possui glúten, lactose, açúcar e nem corante. Além disso, também não vai ao fogo, você apenas precisa de um processador. Entre os ingredientes do preparo estão castanha-do-pará, canela, uvas-passas, agave, canela e cacau em pó. Experimente agora mesmo!

Ingredientes

1 xícara de castanha do Pará

1 xícara de uvas-passas

1 colher de sopa de agave

1 colher de café de canela em pó

½ colher de café de essência de baunilha

3 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar

2 colheres de sopa de alfarroba em pó

1 colher de sopa de água

10 folhas de hortelã

Modo de preparo

Coloque as castanhas e as uvas-passas no processador de alimentos. Bata bem os ingredientes. Acrescente o agave, a canela, a essência de baunilha, o cacau e a alfarroba em pó. Adicione também, se quiser, uma colher de sopa de psyllium.

Processe todos os ingredientes até que fiquem bem misturados. Se necessário, adicione uma colher de sopa de água para atingir a consistência desejada, ou seja, uma massa compacta. Enrole a massa em bolinhas. Passe as bolinhas no cacau em pó, outras na alfarroba, outras na castanha e, se gostar, em tirinhas bem finas de folha de hortelã. Coloque nas forminhas e sirva.

Gostou das receitas? Então conheça nossos cursos online de gastronomia saudável. Nas aulas você aprende pratos incrivelmente deliciosos e super equilibrados.

Foto: Van Sweet / VanSweet – brigadeiro / CC BY-SA 2.0