Os alimentos orgânicos estão super em alta e não é à toa. Famosos por não conterem agrotóxicos nem produtos químicos, eles ganharam muitos adeptos recentemente e se firmaram como uma alternativa mais saudável e sustentável de alimentação. E não é só isso, já que a produção orgânica respeita o meio ambiente em diferentes esferas. Muito interessante, não é?

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre os benefícios desse tipo de alimento, confira nosso post.

Os alimentos são mais saborosos

Não dá para negar: um alimento cheio de agrotóxicos tem seu sabor comprometido e fica com aquele “ar” industrializado que muita gente não gosta. No caso dos alimentos orgânicos é bem diferente: eles são cultivados sem a adição de produtos químicos e conservantes, e justamente por isso são bem mais saborosos.

Até o aroma dos orgânicos é mais intenso e gostoso. Além disso, eles têm uma quantidade de nutrientes maior e fazem muito bem para a sua saúde. Assim, com um alimento orgânico você usufrui de tudo o que um alimento natural tem para te oferecer.

O cultivo respeita o meio ambiente

Em um mundo de muitos discursos e pouca preocupação efetiva com o planeta, os alimentos orgânicos são um ótimo exemplo de cuidado com o meio ambiente. Todo o processo de cultura acontece visando evitar a contaminação do solo e da vegetação, pois os agrotóxicos não atingem apenas o seu alimento, mas tudo o que está ao redor dele.

Com a rotação de culturas, em que cada área recebe uma plantação diferente a cada época, o solo é preservado e vive cheio dos nutrientes necessários. Essa é uma maneira de mantê-lo produtivo (bom para o produtor) e saudável (bom para o planeta). Além disso, a plantação protege a qualidade da água, considerando que os agrotóxicos não são usados e não atingem o solo ou, em casos mais graves, os lençóis freáticos.

É uma oportunidade de incentivar a agricultura familiar

Se os produtos industrializados normalmente são oriundos de grandes empresas, as opções orgânicas caminham na contramão dessa realidade. É claro que já existem grandes empresas investindo nesse ramo, mas, em sua maioria, a produção é fruto de pequenos trabalhadores e suas famílias.

Muitos agricultores têm a produção de orgânicos como única forma de sustento, então, comprar alimentos naturais é uma ótima oportunidade de fortalecer o trabalho dessas pessoas. Pense nisso.

Alguns problemas de saúde são evitados

Muitas pessoas têm especulado, recentemente, sobre a possibilidade de a baixa qualidade da alimentação ter interferido no aumento das doenças atuais. De fato, algumas pesquisas e estudos têm revelado a existência dessa relação.

Os agrotóxicos, hormônicos e produtos químicos são muito prejudiciais à nossa saúde, ainda mais em grandes proporções. Os resíduos podem causar problemas respiratórios, neurológicos, alergias e até câncer.

Embora sejam um pouco mais caros, pense que consumir alimentos orgânicos é um tipo de investimento que você faz em você e na sua família. Afinal, para se manter saudável, nada melhor do que evitar o que faz mal, não é?

Que tal preparar deliciosas receitas com os orgânicos? Conheça o curso Finger foods e entradas – Culinária viva e aprenda pratos como ceviches, carpaccios e saladas germinadas.