A conexão com a natureza está cada vez mais presente na vida das pessoas. Seja pela prática de atividades físicas, como o trekking, ou pelos pequenos cuidados com as plantas. E quando o assunto é alimentação, muitos encontram na horta orgânica uma boa alternativa para manter a saúde em dia e ainda ficar mais próximo de áreas verdes.

Seja em casa ou no apartamento, já é possível ter uma horta de alimentos orgânicos. E se você pensa que precisa gastar muito para isso, está enganado. Você pode fazer um cantinho de ingredientes naturais com acessórios simples, como vasos, blocos de concreto, tubo pvc, palet, madeira. Inclusive, existem diversas maneiras de fazer uma horta vertical, ótima para quem não tem muito espaço.

O primeiro a se fazer é pensar no local da horta. Feito isso, parta para a execução do projeto. Não sabe o que plantar? Fique tranquilo, isso é normal. Uma das perguntas mais comuns de quem está iniciando é o que plantar e por que escolher alimentos orgânicos.

Quer saber mais? Confira, a seguir, alguns benefícios de ter uma horta orgânica em casa.

A alimentação orgânica

Provavelmente você já ouviu falar sobre alimentos orgânicos. Eles são cultivados sem substâncias tóxicas (agrotóxicos) e, por isso, contam com mais propriedades nutricionais do que os alimentos convencionais.

Consumir em excesso alimentos com altos níveis de agrotóxicos pode levar a intoxicação e prejudicar, e muito, a saúde. Entre os malefícios da ingestão demasiada estão: alergias, problemas respiratórios e neurológicos, má formação do feto, aborto e irritações. É por isso que é muito importante conhecer a procedência de tudo o que coloca na mesa.

horta orgânica

Benefícios

Alimentos livres

Ter uma horta orgânica é uma alternativa para fugir dos alimentos contaminados com agrotóxico. Por isso, um dos benefícios é se alimentar de forma mais saudável, sem nada que possa te prejudicar.

Um cardápio feito com alimentos orgânicos é rico em vitaminas, minerais e ajuda a prevenir doenças, além de proporcionar grande bem-estar.

Temperinhos sempre à mão

Já começou a cozinhar e percebeu que faltava aquele ingrediente chave? Com uma horta orgânica em casa você tem em mãos tudo o que precisar para deixar a receita ainda mais deliciosa. Você pode plantar coentro, salsinha, cebolinha e até tomate cereja.

Meio ambiente agradece

Você sabia que a produção de alimentos com agrotóxicos causa danos ao meio ambiente? Ao cultivar alimentos orgânicos você estará contribuindo para a saúde do solo, do ar, das pessoas que trabalham nas áreas rurais e dos animais. Olha quanto você pode contribuir para o bem geral.

Economia à vista

Sabe aquele final de mês que você não tem muito dinheiro? Ter uma horta pode ser de grande ajuda, já que não precisará ir ao mercado ou na feira comprar alimentos. Além de ser mais prático, plantar a própria comida é ótimo para quem deseja economizar e ainda garantir a saúde.

Anotou os benefícios de ter uma horta orgânica em casa? Quer aprender mais? No curso da professora Ale Nahra Hortas caseiras agroecológicas você aprende o passo a passo para montar sua própria horta, além de dicas para cuidar das suas plantinhas.