Pessoas que desejam perder peso com mais “facilidade”, ou por questões de saúde mesmo, acabam por aderir à algumas restrições alimentares nesse processo, e a dieta low carb está entre elas.

Conhecida como a “alimentação sem carboidratos”, a dieta low carb realmente visa eliminar ao máximo essa substância. A questão é não é um cardápio 100% sem carboidratos, já que o elemento pode estar presente em alimentos naturais, como as frutas.

Pão, cereal, massa e arroz estão entre os alimentos evitados em um menu low carb. Ao invés disso, o cardápio prioriza a proteína e a gordura no dia a dia, inclusive muita proteína animal. Brócolis, vagem, couve-flor, salsão e abobrinha entram na lista dos liberados.

Lembrando que é essencial consultar um nutricionista antes de aderir a qualquer tipo de alimentação. A dieta low carb não pode ser feita a longo prazo, já que os carboidratos são essenciais para fornecer energia ao nosso corpo.

Curso de alimentação low carb

Quer aprender mais sobre a alimentação low carb? No curso da chef Carina Müller você aprende o passo a passo de receitas incríveis e super nutritivas, além das dicas da profissional sobre esse universo gastronômico.

Receitas para a dieta low carb

Separamos 3 receitas low carb para você que deseja experimentar essa dieta sem fazer loucuras. Os pratos não têm carne, são feitos com ingredientes vegetais e naturais, ótimos para quem deseja diminuir o consumo de produtos de origem animal e experimentar novos sabores. Confira, a seguir, o passo a passo.

Arroz de couve-flor com cúrcuma

Ingredientes

400 g de couve-flor

100 g de cebola ralada

5 g de alho picado

15 ml (1 colher de sopa) de óleo de coco extravirgem

3 g (1 colher de chá) de açafrão da terra

1 pitada de noz moscada ralada

10 g de salsinha picada

5 g (1 colher de chá) de sal marinho moído, você também pode usar o sal rosa

1 pitada de pimenta do reino preta

Modo de preparo

Triture a couve-flor até que fique no tamanho de um arroz. Feito isso, refogue a cebola e o alho no óleo de coco. Adicione a cúrcuma ou açafrão da terra em pó, noz moscada e pimenta do reino. Feito isso, acrescente a couve-flor triturada e refogue mais um pouco, mexa sempre. Coloque um pouco de água, aos poucos, para não grudar no fundo da panela e cozinhe a couve-flor. Quando estiver cozida, mas ainda crocante, desligue o fogo e tempere com salsinha e sal.

dieta low carb

Gratinado de abóbora

Ingredientes

1 kg de abóbora japonesa

3 dentes de alho

20 ml (3 colheres de sopa) de azeite

1 colher de café de sal marinho moído ou sal rosa

1 pitada de noz moscada

1 pitada de canela em pó

5 g de folhas de sálvia ou de alecrim (esse ingrediente é opcional)

100 g de queijo parmesão ou gruyère ralado

Modo de preparo

Embrulhe a abóbora no papel alumínio e coloque-a em uma assadeira antiaderente. Asse a abóbora em forno pré-aquecido a 200° C por, aproximadamente, 25 minutos.

Passados os minutos, retire as sementes da polpa com uma colher. Amasse a abóbora com um garfo. Você também pode utilizar um processador. Adicione os temperos: sal, noz moscada, canela, azeite, alho e as folhas de sálvia ou de alecrim. Coloque o purê em uma refratária e salpique o queijo ralado por cima. Leve ao fogo para gratinar.

Strogonoff de cogumelos

Ingredientes

600 g de cogumelos frescos variados

250 ml de molho de tomate caseiro

30 ml de molho de soja macrobiótico (shoyu)

50 g de cebola picada

1 colher de chá de açafrão da terra em pó

1 colher de chá de sal marinho ou sal rosa

10 g de alho

1 pitada de pimenta do reino preta

2 pupunhas

1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem

1 pitada de noz moscada ralada

100 ml de caldo de legumes (pode ser o caseiro)

1 colher de sopa de óleo de girassol

100 g de biomassa de banana verde

60 g de castanha de caju crua e sem sal

30 g de mostarda tipo dijon

Modo de preparo

Deixe as castanhas de caju de molho por, pelo menos, 8 horas (utilize água mineral ou água filtrada para o molho). Passado o tempo, coe, enxague e bata no liquidificados as castanhas de caju com ½ xícara de água, bata até que fique um creme liso e homogêneo. Reserve. Coloque o azeite em uma panela. Refogue a cebola e, em seguida, o alho picado, os cogumelos frescos fatiados e, por final, a pupunha fresca em rodelas.

Acrescente o açafrão da terra e o molho de tomate caseiro. Bata a biomassa com o caldo de legumes e o molho de tomate no liquidificador. Tempere com noz moscada e mostarda dijon. Depois de ferver, abaixe o fogo e adicione o creme de castanha de caju. Ajuste o sal e a pimenta.

Gostou do passo a passo? Conheça nossos cursos online de alimentação e melhore, hoje mesmo, sua qualidade de vida.