Quem nunca ficou com vontade de trocar um prato de comida por algo mais calórico? É comum chegar em casa e procurar por aqueles alimentos que vão matar o desejo de algo diferente. E isso acontece, principalmente, com pessoas que trabalham o dia todo fora de casa e não querem ir para o fogão cozinhar um monte de comida. Mas você não precisa mudar a sua alimentação de uma forma radical, existem diversos lanches saudáveis para comer à noite e deixar o seu estômago satisfeito.

Lanches saudáveis não precisam ser, necessariamente, pão com algum ingrediente. É possível preparar lanchinhos saborosos e nutritivos para comer a qualquer hora do dia. Panquecas e cremes são exemplos disso. Quer aprender as receitas? Confira a seguir o passo a passo:

Panqueca sem glúten

Ingredientes

1,5 xícara de farinha de arroz

2 colheres de sopa de linhaça

1,4 xícara de água

2 colheres de melado de cana

½  colher de chá de óleo de coco

½  colher de chá de canela em pó

10 morangos

 80 g de mirtilo

 8 folhas de hortelã

3 colheres de sopa de xarope de maple (maple syrup)

Modo de preparo

Triture a linhaça no liquidificador bem seco. A linhaça deve ficar como uma farinha integral, com pequenos pedaços. Coloque duas colheres de sopa de água na linhaça triturada para hidrata-la (a linhaça tem que ficar com uma consistência gelatinosa). Coloque o restante da água, a linhaça hidratada, o sal, a canela, o melado de cana e uma colher de sopa de óleo de coco no liquidificador.

Com o liquidificador ligado, adicione a farinha de arroz, aos poucos, e bate até que a mistura fique homogênea. Adicione o fermento e bata um pouco mais. Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque uma colher de chá de óleo de coco. Quando o óleo de coco derreter, jogue um pouco da massa na frigideira. Espere cerca de 30 segundos, ou até que esteja levemente dourada na parte de baixo. Vire e termine de dourar o outro lado da panqueca.

Faça esse procedimento sucessivamente até que a massa acabe. Se necessário, adicione mais óleo de coco na frigideira. Regue com maple syrup ou melado de cana, você também pode colocar a cobertura que quiser. Jogue as frutas por cima e decore com folhas de hortelã.

Creme de ricota

Ingredientes

200 g de ricota

1 colher de café de canela em pó

2 colheres de sopa de mel

 2 pêssegos em calda

1 kiwi

1 carambola

8 morangos

170 g de iogurte natural desnatado

Modo de preparo

Amasse a ricota com um garfo. Tempere com a canela e com o mel. Adicione o iogurte e misture bem. Lave bem todas as frutas e fatie-as. Disponha o creme em uma taça de coloque as frutas fatiadas em cima.

Sanduíche com ervilhas

Ingredientes

Pão (pode ser qualquer um, mas de preferência aqueles redondos)

Molho de maionese

Couve-flor cozida

Ervilhas cozidas

3 ovos cozidos

Modo de preparo

Corte o pão e coloque uma camada de maionese salpicada com gemas picadas. No centro de cada sanduíche, coloque um galho de couve-flor e, em volta da maionese, uma grinalda de ervilhas.

Gostou das receitas? Conheça o curso online da chef Luiza Savietto e aprenda receitas de lanches saudáveis sem sair de casa.